Resumo

Título do Artigo

REVISÃO BIBLIOMÉTRICA DOS PRINCIPAIS TRABALHOS RELACIONADOS AO ENSINO DA SUSTENTABILIDADE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

sustentabilidade, ensino da sustentabilidade, revisão bibliométrica, bibliometria.
sustainability, sustainability teaching, bibliometric review, bibliometrics

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - Bianca Reichert
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
2 - Adriano Mendonça Souza
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Estatística

Reumo

O ensino da sustentabilidade é um assunto muito importante para base curricular de diversas profissões, dado que o desenvolvimento sustentável é um ponto crítico para organizações, instituições, governos e países. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo analisar o estado da arte do ensino da sustentabilidade. Dessa forma, será possível identificar quais são os principais autores, os periódicos mais relevantes, as áreas que foram analisadas nos estudos, as palavras-chave mais utilizadas e as conclusões mais significativas. O estudo teve como base um corpus formado por 34 artigos, relacionados ao tema “Sustainability Teaching”, oriundos das bases Web os Science e Scopus. O resultado encontrado foi que o tema pesquisa é recente na área científica, porém é considerável dado que a maioria das publicações é classificada pelos periódicos como Q1 e Q2, conforme o Scimago Journal & Country Rank. Além disso, verificou-se que os professores são os maiores influenciadores do assunto e quanto mais dinâmica for a introdução do conceito da sustentabilidade, maior será a sua aceitação e propagação no dia a dia dos alunos.
The teaching for sustainability is a very important subject for the curricular base of several professions, since sustainable development is a critical point for organizations, institutions, governments and countries. Thus, the present research aims to analyze the state of the art of sustainability teaching. In this way, it will be possible to identify the main authors, the most relevant journals, the areas that were analyzed in the studies, the most used keywords and the most significant conclusions. The study was based on a corpus of 34 articles related to the theme, from the Web of Science and Scopus base. The findings were that the research topic is recent in the scientific area, but it is considerable because publications are classified by the journals as Q1 and Q2 in majority, according to the Scimago Journal & Country Rank. In addition, it was found that professors are the major influencers of the subject and if the introduction of the concept of sustainability is more dynamic, greater will be the acceptance and propagation in the students' daily life.