Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE SWOT NA EDITORA UFSM: UM ESTUDO QUALITATIVO
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Palavras Chave

Estudo qualitativo, Análise SWOT, Editoras universitárias.
Qualitative study, SWOT analysis, university publishing houses.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores


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Nome
1 - Gustavo de Souza Carvalho
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Servidor da Editora UFSM e Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas
2 - Daniel Arruda Coronel
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - DEPARTAMENTO DE ECONOMIA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Reumo

O presente artigo tem como objetivo demonstrar como a Editora da Universidade Federal de Santa Maria poderá utilizar a análise SWOT como ferramenta estratégica para cooperar nas tomadas de decisões no que tange a controle de gastos, investimentos e avaliação de estratégias de prospecção e satisfação de clientes, no competitivo mercado de livros técnico-científicos. Em relação aos procedimentos metodológicos, trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com o objetivo de coletar informações pertinentes do setor, utilizando entrevista semiestruturada aplicada aos colaboradores da Editora, a qual, após a análise de conteúdo e codificação, foi utilizada posteriormente na análise SWOT. Dessa forma, foi possível identificar a situação atual do ambiente interno e externo do setor e perceber aspectos que poderão ser revistos e implementados no sentido de aprimorar práticas para obter um diagnóstico mais completo sobre a Editora UFSM.
The present paper aims to demonstrate how the publishing house of Universidade Federal de Santa Maria will be able to use the SWOT analysis, as a strategical tool, to cooperate in the decision making regarding the control of expenses, investments and evaluation of strategies of prospection and satisfaction of clients, in the competitive market of technical-scientific books. In relation to the methodological procedures, it is a study of qualitative approach, aiming to collect relevant information of the sector, using the semi-structured interview applied to the collaborators of the Publishing House, which after analysis of content and codification, were subsequently used in the SWOT analysis. This way, it was possible to identify the current situation of the internal and external environment of the sector and perceive aspects that can be reviewed and implemented in the sense of improving practices to obtain a more complete diagnosis about UFSM Publishing House.