inovação em serviços, liderança, aprendizagem organizacional, marketing de serviços.
innovation in services, leadership, organizational learning, service marketing
Área
Inovação
Tema
Inovação em Serviços
Autores
Nome
1 - Julia Tontini Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
2 - ALINE BATTISTI Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PALMEIRA DAS MISSOES
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
3 - Roger da Silva Wegner Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus - Palmeira das Missões
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
4 - Luciane Dittgen Miritz Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus de Palmeira das Missões
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
5 - Carine Battisti Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões-RS
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Reumo
No contexto econômico global, a realização de inovações é de crucial importância para as organizações. De uma maneira geral, esta é entendida como fundamental para a sobrevivência das micro e pequenas empresas, em um cenário cada vez mais competitivo. Partindo disto, a presente pesquisa teve como objetivo analisar o grau de importância referente a inovação presente nos serviços prestados em uma Boate localizada na região norte do Rio Grande do Sul. Empregou-se o método AHP para identificar as prioridades que o gestor vem dando em relação as ações voltadas a inovação. Por meio dos resultados encontrados percebeu-se que a empresa priorizou os critérios direcionados a “liderança”, “aprendizagem organizacional” e “marketing”, apresentando mesmo valor no julgamento. O subcritério mais relevante foi o “Scr8”, onde afirma que as pessoas são estimuladas a sugerir novas ideias para os serviços. Notou-se que a empresa prioriza as variáveis voltadas a liderança, sendo um fator essencial para que ocorra a inovação nos serviços prestados.
In the global economic context, the realization of innovations is of crucial importance to organizations. In general, this is understood as fundamental to the survival of micro and small businesses, in an increasingly competitive scenario. Based on this, the present research had as objective to analyze the degree of importance regarding the innovation present in the services provided in a nightclub located in the northern region of Rio Grande do Sul. The AHP method was used to identify the priorities that the manager has been giving in relation to actions aimed at innovation. Through the results found, the company prioritized the criteria aimed at "leadership", "organizational learning" and "marketing", presenting the same value in the trial. The most relevant sub-criterion was the "Scr8", which states that people are encouraged to suggest new ideas for services. It was noted that the company prioritizes the variables focused on leadership, being an essential factor for innovation to occur in the services provided.