Resumo

Título do Artigo

ENSINO DA CONTABILIDADE AMBIENTAL OU SOCIOAMBIENTAL NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM UNIVERSIDADES DO RIO GRANDE DO SUL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Contabilidade Ambiental; Contabilidade Socioambiental; Ensino da Contabilidade;
Environmental Accounting; Social-Environmental Accounting; Accounting Education;

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - Alan Pires
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões - Uri Campus Santiago - Campus Santiago
2 - Giuliano Barcellos Martins
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões - Uri Campus Santiago - SANTIAGO
3 - Lucineide de Fatima Marian
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões - Uri Campus Santiago - Curso de Ciências Contábeis - Campus Santiago
4 - Scheila Daiana Severo Hollveg
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Reumo

O estudo da Contabilidade Ambiental ou Socioambiental nas universidades evidência uma mudança com a preocupação por tornar sustentável os meios de produção e a contabilização dos recursos naturais, demonstrando o impacto da atividade econômica no meio ambiente. Este estudo objetiva analisar a incidência de disciplinas de Contabilidade Ambiental ou Socioambiental, nas grades curriculares dos cursos de Ciências Contábeis em universidades no estado do Rio Grande do Sul, na modalidade de ensino presencial, verificando como as disciplinas são abordadas em universidades públicas e universidades privadas nas ementas curriculares. A pesquisa possui uma abordagem exploratória, utilizando dados secundários dos sites oficiais das universidades, bem como através de livros e publicações. Foi possível analisar que, das 20 universidades selecionadas, 8 possuem disciplinas especificas de Contabilidade Ambiental ou Socioambiental e 3 possuem disciplinas relacionadas. O estudo elucidou que um percentual intermediário de universidades possui disciplinas relacionadas com Contabilidade Ambiental ou Socioambiental, o que demostra que muitas ainda seguem o currículo disciplinar conservador.
The study of environmental or socio-environmental accounting in universities evidence of a change with the concern to make the means of production sustainable, accounting the natural resources, demonstrating the impact of economic activity on the environment. This study has the objective of to analyze the incidence of Environmental or Social-Environmental Accounting disciplines, in disciplinary curriculum of the course of Accounting Sciences in universities in the state of Rio Grande do Sul, with teaching in the classroom, as well as to verify how these disciplines are developed in public universities and private universities in the discipline summary. The research has a exploratory approach, using secondary data from official university websites, as well as through books and publications. It was possible to analyze that, of the 20 selected universities, 8 have specific disciplines of Environmental or Socio-environmental Accounting and 3 have related disciplines. The study elucidated that an intermediate percentage of universities has disciplines related to Environmental or Socioenvironmental Accounting, which shows that many universities follow the conservative disciplinary curriculum.