Resumo

Título do Artigo

SHOPPING CENTERS E A SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO MULTICASOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Sustentabilidade, Shopping Centers, Gestão Social, Gestão Ambiental, Gestão Econômica.
Sustainability, Malls, Social Management, Environmental management; Economic Management.

Área

Sustentabilidade

Tema

Temas Emergentes em Sustentabilidade

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - Gleberson de Santana dos Santos
Universidade Federal de Pelotas - Faculdade de Medicina
2 - Andreia Aparecida Pandolfi dos Santos
-
3 - Simone Sehnem
Universidade do Sul de Santa Catarina - Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Reumo

O objetivo deste trabalho é identificar como os shopping centers incorporam a sustentabilidade nos seus processos de gestão, bem como analisar os fatores relevantes que afetam os compromissos com a sustentabilidade, segundo a visão dos decisores nas áreas estratégicas dos shopping centers brasileiros. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de caráter qualitativo. Quanto ao método recorreu-se ao estudo múltiplo de casos. Referindo-se ao instrumento de coleta de dados utilizou-se o roteiro de entrevista semiestruturada. As entrevistas ocorreram durante os meses de novembro de 2014 a junho de 2015 com informantes chaves de doze empreendimentos. Os resultados apontam que os gestores dos shoppings têm concepções distintas acerca da sustentabilidade. Quanto das práticas de gestão socioambientais, os shopping centers utilizam vários programas, porém, na percepção sua percepção, tais ações e práticas precisam ser aprimoradas, melhor geridas e mais centradas para o advento da sustentabilidade, sob o prisma do triple bottom line. Constatou-se ainda que os fatores econômicos acabam interferindo nos compromissos em investir em sustentabilidade. Poucos dos entrevistados demonstraram visão homogênea quanto do relacionamento dos três aspectos da sustentabilidade: ambientais, sociais e econômicos.
The objective of this work is to identify how malls incorporate sustainability in their management processes, as well as to analyze the relevant factors that affect the commitments to sustainability, according to the decision makers' vision in the strategic areas of Brazilian malls. This is a descriptive, qualitative research. As for the method, a multiple case study was used. Referring to the instrument of data collection, the semi-structured interview script was used. The interviews occurred during the months of November 2014 to June 2015 with key informants from twelve enterprises. The results indicate that the malls managers have different conceptions about sustainability. As far as socio-environmental management practices are concerned, shopping malls use a variety of programs, but in the perception of their perception, such actions and practices need to be improved, better managed and more focused on the advent of sustainability, from the triple bottom line perspective. It was also verified that the economic factors end up interfering in the commitments in investing in sustainability. Few of the interviewees demonstrated a homogeneous view of the relationship between the three aspects of sustainability: environmental, social and economic.