1 - Natália Pavanelo Pivetta Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Sociais e Humanas
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2 - Pabla Pereira da Silva Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós Graduação de Administração - UFSM
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3 - Jordana Marques Kneipp Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Administrativas
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4 - Flavia Luciane Scherer Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Sociais e Humanas
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Reumo
O estudo tem como objetivo analisar as características das publicações relacionadas às temáticas de sustentabilidade e comportamento do consumidor (Sustainability and Consumer Behaviour), por meio da base de dados Web of Science (WOS), no período de 2010 a 2016, e identificar os tópicos que estão sendo estudados junto aos temas citados e quais são os mais relevantes. Para isso, o estudo possui uma abordagem quantitativa e qualitativa, a abordagem quantitativa, buscou quantificar algumas variáveis acerca da produção científica sobre Sustentabilidade e Comportamento do Consumidor. Já a abordagem qualitativa buscou analisar os conteúdos presentes nos dez artigos mais citados, de acordo o relatório de citações da Web of Science. A partir da pesquisa realizada, pode-se constatar que os estudos sobre o comportamento do consumidor e sustentabilidade estão em alta e em evolução. Além disso, foi possível verificar que as temáticas pesquisadas consistem em temas emergentes, sendo que grande parte dos tópicos pesquisados são hot topics. Por fim, ao analisar os dez artigos mais citados, concluiu-se que as suas contribuições são de grande relevância para os estudos futuros no que tange as temáticas comportamento do consumidor e sustentabilidade. Quanto as limitações do estudo, salienta-se a utilização de uma única base de dados.
The study aims to analyze the characteristics of the publications on Sustainability and Consumer Behavior, through the database Web of Science (WOS), for the period 2010 to 2016, and identify the topics that are being studied along with this topic and which are the most relevant. For this, the study has a quantitative and qualitative approach, the quantitative approach, sought to quantify some variables about the scientific production on Sustainability and Consumer Behavior. On the other hand, the qualitative approach sought to analyze the content present in the ten articles most cited during the period 2010-2016, according to the citation report of the Web of Science. It was verified that the themes consumer behavior and sustainability are high and evolving. In addition, it was possible to verify that the topics researched consist of emergent themes, most of the topics being researched are hot topics. Finally, in relation to the analysis of the 10 most cited articles, it is concluded that their contributions are of great relevance for the future studies of the themes consumer behavior and sustainability. Regarding the limitations of the study, we highlight the use of a single database.