Resumo

Título do Artigo

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DA TERCEIRA IDADE: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO NA BASE SPELL
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Palavras Chave

comportamento do consumidor, terceira idade, pesquisa bibliográfica.
consumer behavior, third age, bibliographic research.

Área

Estratégia

Tema

Temas Emergentes em Estratégia

Autores


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Nome
1 - Vanessa Piovesan Rossato
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões
2 - Julia Tontini
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões
3 - Ana Luíza Rossato Facco
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Palmeira das Missões
4 - Valessa Lemos da Silva
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões

Reumo

No que se refere ao comportamento do consumidor idoso, os trabalhos que abordam tal assunto são recentes, devido ao atual crescimento populacional desta faixa etária. Pesquisas que realizam uma revisão da literatura são importantes sob o aspecto da consolidação de uma área e maior conhecimento sobre um determinado tema. Esta pesquisa tem por objetivo realizar uma análise bibliográfica sobre o comportamento do consumidor da terceira idade. Desse modo, levantou-se as características do consumidor da terceira idade, coletando dados de artigos retirados na plataforma brasileira Spell. Ao todo foram analisados 30 artigos, onde constatou-se que os estudos nessa área são incipientes e que muitos dos artigos publicados dão ênfase para o turismo na terceira idade, limitando os estudos para investigações do tipo de consumo alimentar, vestuário, entre outros.
Regarding the behavior of the elderly consumer, the works that address this subject more recent, due to the current population growth of this age group. Researches that carry out a review of the literature are important in the aspect of the consolidation of an area and greater knowledge about a certain theme. This research aims to perform a bibliographic analysis on the behavior of the elderly consumer. In this way, the characteristics of the elderly consumer were raised, collecting data from articles taken on the Brazilian Spell. A total of 30 articles were analyzed, where it was found that the studies in this area are incipient and that many of the published articles emphasize tourism in the third age, limiting the studies for investigations of the type of food consumption, clothing, among others.