empreendedorismo, microempresários, redes sociais, e-commerce, MEI.
Entrepreneurship, microentrepreneurs, social networks, e-commerce, IME
Área
Estratégia
Tema
Gestão Estratégica de Marketing
Autores
Nome
1 - michele faverzani martins Instituto Federal Farroupilha - IFFar SVS - São Vicente do Sul
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
2 - anselmo vicente Instituto Federal Farroupilha - IFFar SVS - São Vicente do Sul
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
3 - jordom de vargas martins Instituto Federal Farroupilha - IFFar SVS - São Vicente do Sul
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
4 - Aline Martins dos Santos Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
5 - Bruno Milani Instituto Federal Farroupilha - IFFar SVS - São Vicente do Sul
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Reumo
O governo brasileiro lançou em 1998, a política pública de formalização dos microempresários que trabalham por conta própria, os chamados Microempreendedores Individuais. Aproveitando os benefícios para a formalização ofertados pela lei, hoje há no Brasil, quase 7 milhões de empresas enquadradas nessa personalidade jurídica. Como alavanca para seus negócios os microempresários estão se servindo cada vez mais das ferramentas oportunizadas pela internet, em especial pelas mídias sociais, a exemplo do Facebook, e Whatsapp, que oferecem suporte de comunicação, marketing e propaganda barata, rápida e fácil, possibilitando o processo de venda dentro desses próprios canais. Através de um questionário semiestruturado, a pesquisa buscou saber, com um grupo de cinco microempresários individuais das cidades de São Vicente do Sul e Santa Maria, como estes estão utilizando ferramentas de marketing, comunicação e comércio nas redes sociais para impulsionarem seus novos modelos de negócios e obterem novos tipos de relacionamento com os clientes. De abordagem qualitativa, a pesquisa é de natureza aplicada e tem objetivos exploratórios, onde através de revisões bibliográficas e entrevistas serão examinados assuntos que trazem curiosidade aos pesquisadores e como eles se encaixam entre si.
In 1998, the Brazilian government launched the public policy of formalizing self-employed microentrepreneurs, the so-called Individual Microentrepreneurs. Taking advantage of the formalization benefits offered by the law, today there are almost 7 million companies in Brazil in this juridical personality. As a lever for their business, microentrepreneurs are increasingly using Internet tools, especially social media, such as Facebook and WhatsApp, which provide cheap, quick and easy communication, marketing and advertising support, enabling the process within those channels. Through a semi-structured questionnaire, the research sought to know, with a group of five individual microentrepreneurs from the cities of São Vicente do Sul and Santa Maria, how these are using marketing, communication and commerce tools in social networks to boost their new business models and engage in new types of customer relationships. From a qualitative approach, the research is of an applied nature and has exploratory objectives, where through bibliographical reviews and interviews will examine subjects that bring curiosity to the researchers and how they fit together.