Resumo

Título do Artigo

A RESPONSABILIDADE SOCIAL COMO FATOR DE INOVAÇÃO E GESTÃO ESTRATÉGICA: UMA FERRAMENTA CORPORATIVA UTILIZADA NA GERAÇÃO DE VALOR PARA O MERCADO EMPRESARIAL BRASILEIRO
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Palavras Chave

Responsabilidade Social. Inovação. Ferramenta de Gestão Estratégica e Corporativa. Novos Negócios e Mercado Empresarial Brasileiro.
Social Responsibility. Innovation. Strategic and Corporate Management Tool. New Business and Brazilian Business Market.

Área

Sustentabilidade

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores


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Nome
1 - Jose Roberto Gamba
UNIDRUMMOND - Penha - Tatuapé
2 - João Galdino da Silva Neto
UNIP - Universidade Paulista - Chácara Santo Antônio
3 - Ivete Rolim Daniel
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4 - Maria do Carmo Sousa Silva
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Reumo

Com o crescimento da globalização e da competitividade, as empresas brasileiras, seguindo essa nova tendência mundial, passaram a se preocupar cada vez mais com a responsabilidade social e com a inovação de seus serviços e produtos. Com isso, passam a fomentar mudanças organizacionais e corporativas, cujas implicações e resultados se tornam relevantes e fundamentais para a gestão e suas tomadas de decisão. As empresas, partem da premissa de que, para serem eficientes e eficazes, essas mudanças devem estar alinhadas com as próprias estratégias de negócios. Portanto, o objetivo deste artigo é compartilhar os resultados da pesquisa bibliográfica e documental de forma a desenvolver um estudo, embora de forma genérica, sobre quais são as principais decisões envolvidas nesses processos decisórios, a fim de trazer subsídios para a estruturação eficiente de uma gestão inovadora, empreendedora e sustentável voltada as necessidades da sociedade, de forma que possam auxiliar na formulação e implementação de novos planejamentos e planos de negócios direcionados à responsabilidade social a partir da inovação e da gestão empresarial no contexto brasileiro. Apresenta-se então, o arcabouço analítico em questão, a fim de que as práticas de responsabilidade social estejam alinhadas com a estratégia de negócios contribuindo assim, para sua real efetividade.
With the growth of globalization and competitiveness, Brazilian companies, following this new trend in the world, are increasingly concerned with social responsibility and the innovation of their services and products. With this, they start to foster organizational and corporate changes, whose implications and results become relevant and fundamental for management and decision-making. Companies start from the premise that to be efficient and effective these changes must be aligned with their own business strategies. Therefore, the objective of this article is to share the results of bibliographical and documentary research in order to develop a study, albeit in a generic way, on what are the main decisions involved in these decision processes, in order to bring subsidies to the efficient structuring of a management innovative, entrepreneurial and sustainable approach to the needs of society, so that they can help in the formulation and implementation of new business plans and plans directed to social responsibility based on innovation and business management in the Brazilian context. The analytical framework in question is presented, so that the social responsibility practices are aligned with the business strategy, thus contributing to its real effectiveness.