Teoria Social Cognitiva, Liderança, Intraempreende
Cognitive Social Theory, Leadership, Intrapreneurs
Área
Estratégia
Tema
Gestão Estratégica de Pessoas
Autores
Nome
1 - Gleberson de Santana dos Santos Universidade Federal de Pelotas - Faculdade de Medicina
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
2 - Marília Santos de Freitas -
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
3 - Ingrid Cardoso Santos -
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
4 - Valéria Bernadotte da Silva -
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Reumo
Inseridas em ambiente cada vez mais competitivo, mutável e globalizado, organizações têm sido desafiadas a desenvolverem potencial criativo e inovador para conquistar seu espaço e evitar que sejam sufocadas pelas forças do mercado. Diante do cenário de tamanha incertezas e imprevisibilidade, organizações têm valorizado as pessoas na tentativa de adquirir vantagem competitiva; pessoas essas cujas competências são de difícil imitação e substituição. Dessa forma, esta pesquisa tem o objetivo de apresentar e problematizar contribuições da Teoria Social Cognitiva, de Albert Bandura no processo de formação de líderes autoeficazes por meio do intraempreendedorismo. Para tanto, recorreu-se a pesquisa secundária, onde analisou publicações das base dados de periódicos indexados no Scopus, PsicINFO, Scientific Electronic Library Online e Scientific Periodicals Electronic Library, limitando o lapso temporal de 1990 a 2018 sobre as temáticas: (a) teoria social cognitiva, (b) liderança e (c) empreendedorismo. Constatou-se a possibilidade de formar líderes através do estímulo ao comportamento intraempreendedor nas organizações fazendo uso de técnicas relacionadas à teoria social cognitiva, como conceito de autoeficácia, aprendizagem observacional, modelagem e autorregulação.
Inserted in an increasingly competitive, changing and globalized environment, organizations have been challenged to develop creative and innovative potential to conquer their space and prevent them from being stifled by market forces. Given the scenario of such uncertainties and unpredictability, organizations have valued people in an attempt to gain competitive advantage; people whose skills are difficult to imitate and replace. Thus, this search aims to present and problematize contributions of Albert Bandura's Cognitive Social Theory in the process of training self-effective leaders through intra-entrepreneurship. In order to do so, we used the secondary research, where we analyzed publications from the databases of journals indexed in Scopus, Scientific Electronic Library Online and Scientific Periodicals Electronic Library, limiting the time span from 1990 to 2018 on the themes: (a) social cognitive theory, (b) leadership and (c) entrepreneurship. It was possible to form leaders by stimulating intrapreneur behavior in organizations using techniques related to cognitive social theory, such as self-efficacy, observational learning, modeling and self-regulation.