Resumo

Título do Artigo

A UTILIZAÇÃO DA MATRIZ SWOT COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA NA GESTÃO DE CUSTOS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

custos; matriz SWOT; gerenciamento; planejamento estratégico; plano de ação.
costs; SWOT matrix; management; strategic planning; action plan.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica Financeira

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - Jonas Pase Ravanello
Universidade Franciscana - UFN - Santa Maria - RS
2 - Ana Paula Gonçalves Concari
FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA - FAMES
3 - Marcelo Medeiros Pereira
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - SANTA MARIA

Reumo

A crise econômica e política vivenciada pelo Brasil, exige das empresas constante reorganização das suas estratégias e o desenvolvimento de novas ferramentas para aprimorar seu planejamento. Nesse cenário, esta pesquisa possui como objetivo analisar a gestão de custos em uma empresa do ramo moveleiro, apresentando como objetivos específicos: (i) analisar o ambiente interno e externo sob à ótica da matriz SWOT; (ii) levantar informações sobre o gerenciamento dos custos de produção; (iii) propor um plano de ação com base na análise do ambiente. A pesquisa utilizou abordagem qualitativa, baseando-se nos fundamentos da pesquisa descritiva. Para apresentar os resultados dos processos da empresa, analisou-se individualmente os setores de compras, estoque, produção e vendas. A pesquisa demonstrou à aplicabilidade da ferramenta SWOT para analisar o processo de gestão, proporcionando uma visão diferenciada sobre o processo de tomada de decisão, contribuindo para o desenvolvimento de ações que visam a implementação de melhorias nos processos da empresa. O estudo identificou fragilidades no gerenciamento dos estoques e na gestão dos custos de produção, onde sugeriu-se aplicação do plano de ação, com base nas fraquezas e ameaças identificadas na organização. Além disso, destaca-se a relevância da análise SWOT para avaliar as estratégicas de gestão de custos no setor moveleiro.
The economic and political crisis experienced by Brazil requires companies to constantly reorganize their strategies and develop new tools to improve their planning. In this scenario, this research has the objective of analyzing the cost management in a furniture company, with the following specific objectives: (i) to analyze the internal and external environment from the standpoint of the SWOT matrix; (ii) collect information on the management of production costs; (iii) propose a plan of action based on the analysis of the environment. The research used a qualitative approach, based on the foundations of the descriptive research. In order to present the results of the company's processes, the purchasing, inventory, production and sales sectors were individually analyzed. The research demonstrated the applicability of the SWOT tool to analyze the management process, providing a differentiated view on the decision making process, contributing to the development of actions aimed at implementing improvements in the company's processes. The study identified weaknesses in inventory management and production cost management, where implementation of the action plan was suggested, based on weaknesses and threats identified in the organization. In addition, the relevance of the SWOT analysis to evaluate the strategies of cost management in the furniture sector is highlighted.