Resumo

Título do Artigo

O BUSINESS MODEL CANVAS E A MATRIZ SWOT COMO FERRAMENTAS DIRECIONADORAS NA ELABORAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE UMA EMPRESA DE TECNOLOGIA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Planejamento Estratégico, Ferramenta, Canvas, Matriz SWOT.
Strategic Planning, Tool, Canvas, SWOT Matrix.

Área

Estratégia

Tema

Tecnologias de Informação e Comunicação

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - CÁTIA CAMILA DA SILVA
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - SANTA MARIA
2 - VANIA DE FATIMA BARROS ESTIVALETE
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Administrativas
3 - Amanda Oliveira Ramadam
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Sociais e Humanas
4 - Tarízi Cioccari Gomes
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-Graduação em Administração
5 - Lia Fernanda da Rosa
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria

Reumo

RESUMO O presente artigo é resultado de um estudo realizado em uma empresa de Tecnologia situada na cidade de Santa Maria, Rio Grande do Sul. Este trabalho teve como objetivo geral elaborar um Planejamento Estratégico para a empresa, a fim de contribuir com o direcionamento estratégico da organização e facilitar a tomada de decisões, apoiando-se na ferramenta Canvas e na Matriz SWOT. O estudo classifica-se como estudo de caso com abordagem qualitativa. Foram utilizadas metodologias de autores que abordam principalmente as temáticas sobre Canvas e Matriz SWOT, administração estratégica, planejamento estratégico e processo decisório na organização. Desta forma, foi elaborada uma sugestão de planejamento estratégico para a organização, que contemplou as seguintes etapas: caracterização da empresa, definição da diretriz organizacional, definição da postura estratégica e elaboração de estratégias com vistas a proporcionar um melhor direcionamento estratégico. Por fim, este estudo contribui para ampliar a compreensão sobre o negócio da empresa e, consequentemente, para a tomada de decisões assertivas e melhores resultados da empresa.
ABSTRACT This article is the result of a study accomplished in a technology company located in the city of Santa Maria, Rio Grande do Sul. This study has as general objective elaborate a Strategic Planning for the company, in order to contribute with the strategic direction of the company and facilitate the decision making, relying on the Canvas and a SWOT Matrix tool. This study is classified as a case study with a qualitative approach. Authors' methodologies were used that mainly deal with the themes Canvas and a SWOT Matrix, strategic administration, strategic planning and decision making in the organization. In this way, a planning suggestion was elaborated for the organization, which contemplated the following steps: characterization of the company, definition of the organizational guideline, definition of a strategic vision, and elaboration of reports with a view to a better strategic direction. Finally, this study helps to increase understanding about the company's business and, consequently, to make assertive decisions and better results for the company.