Resumo

Título do Artigo

MAPEAMENTO DE COMPETÊNCIAS: UM ESTUDO EM UMA EMPRESA DO SETOR DE VENDING MACHINES
Abrir Arquivo

Palavras Chave

competências, mapeamento de competências, gestão de pessoas, plano de desenvolvimento individual.
competencies, mapping of competencies, people management, individual development plan.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - Bárbara Parnov Machado
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-graduação em Administração
2 - Celina Franco Hoffmann
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH - PPGA
3 - GILNEI LUIZ DE MOURA
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Administrativas
4 - Liliane da Rosa Kiefer
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Administração
5 - Diego Eduardo Führ Oliveira
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria

Reumo

A temática que trata sobre competências é alvo de diversos estudos no âmbito organizacional, funcional e individual, no entanto ainda há carência de estudos que abrangem esses três fatores na identificação das competências no ambiente empresarial. Assim, ações que promovam o desenvolvimento mútuo entre a empresa e o indivíduo, que geram troca de conhecimentos, habilidades e experiências no ambiente profissional, apresentam-se como alternativas para superar os desafios dessa realidade. Este trabalho propõe-se mapear as competências de uma empresa de vending machines para a elaboração de uma proposta de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI). O método utilizado foi a pesquisa ação em que se utilizou o método de Leme (2009) como modelo de mapeamento de competências. Os resultados elencam as competências organizacionais pertinentes a comprometimento e responsabilidade, espírito de equipe, foco no cliente, visão sistêmica, foco em resultados, liderança, proatividade e relacionamento interpessoal. A proposta resulta na elaboração de um PDI personalizado para a empresa Alfa. Por fim, sugere-se que a empresa dê sequência a aplicação do mapeamento das competências, bem como do PDI com todas as suas filiais a fim de que possa ter um crescimento individual e organizacional.
The thematic that deals with competences is the object of several studies in the organizational, functional and individual scope, however there is still a gap of studies that cover these three factors in the identification of competences in the business environment. In this perspective, actions that promote the mutual development between company and individual to create and exchange new applicable of knowledge, skills and experiences in the professional environment, are show as alternatives to overcome the challenges of this reality. This work proposes to map the competencies of company of the vending machines sector to elaborate a proposal for an Individual Development Plan (IDP). The method used was a research-action, also the Leme´s method (2009) was definite with theoretical tool to map competencies. The results list the organizational competences pertinent to commitment and responsibility, team spirit, customer focus, systemic vision, focus on results, leadership, proactivity and interpersonal relationship. The proposal results in the development of a personalized IDP for the company Alfa. For the future investigations, it is suggested that the company follow the application of the mapping of competencies and IDP with all its subsidiaries so that it can have an individual and organizational growth.