Resumo

Título do Artigo

O PERFIL EMPREENDEDOR, A CAPACIDADE EMPREENDEDORA E A INTENÇÃO EMPREENDEDORA DE ALUNOS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Perfil Empreendedor. Capacidade Empreendedora. Intenção Empreendedora. Universitários.
Entrepreneur Profile. Entrepreneurial Capability. Entrepreneurial Intent. College Students.

Área

Inovação

Tema

Inovação na Gestão Pública

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - Caroline Ferreira Mainardi
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Dom Pedrito
2 - Gustavo da Rosa Borges
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Dom Pedrito
3 - Rayssa Marçal Pinto
-
4 - KALU SORAIA SCHWAAB
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PPGA

Reumo

Empreendedorismo é uma temática preterida por empresas e universidades, sendo que uma das formas nas quais as universidades estão agindo para oferecê-lo é a criação de disciplinas de empreendedorismo em suas grades curriculares. Entretanto, não se observou muitos trabalhos que buscassem mensurar isto de uma forma a englobar o perfil empreendedor, a capacidade empreendedora e a intenção empreendedora. Portanto, o presente artigo buscou analisar se alunos que cursaram a disciplina com a temática de empreendedorismo possuem mais intenso perfil, capacidade e intenção empreendedora. A metodologia consistiu na aplicação de um questionário fundamentado em três instrumentos validados. A análise trata-se de estatística multivariada, a amostra são 109 alunos de uma universidade pública do Sul do Brasil. Os resultados indicam que, a disciplina de empreendedorismo e o tipo de curso não influenciam o perfil empreendedor, a capacidade e a intenção empreendedora. Por outro lado, a intenção empreendedora é mais intensa para quem possui um negócio. Destaca-se como contribuição prática a revisão do planejamento didático e pedagógico da disciplina, sugerindo uma maior reflexão na elaboração e aplicação de aulas e atividades didáticas relacionadas ao empreendedorismo de forma geral no contexto universitário.
Entrepreneurship is a theme deferred by companies and universities, and one of the ways in which universities are acting to offer it is the creation of entrepreneurship disciplines in their curricula. However, it was not observed many studies that sought to measure this in a way that encompasses the entrepreneurial profile, the entrepreneurial capacity and the entrepreneurial intention. Therefore, the present paper sought we analyze if students who studied the discipline with the theme of entrepreneurship have more intense entrepreneurial profile, entrepreneurial capacity and entrepreneurial intention. By means of multivariate statistics in a sample of 109 students from a public university in the South of Brazil. Our results indicate that the discipline with the theme of entrepreneurship and the type of course do not influence the entrepreneur profile, the capacity for and the entrepreneurial intention. On the other hand, the entrepreneurial intention is more intense for those who own a commercial establishment. It is highlighted as a practical contribution the revision of the didactic and pedagogical planning of the discipline, suggesting a greater reflection in the elaboration and application of didactic classes and activities related to entrepreneurship in a general way in the university context.