Indicadores Gerenciais, Capacidade de Escolha Estratégica, Estratégias Organizacionais, Cooperativa, Setor Elétrico.
Management Indicators, Strategic Choice, Organizational Strategies, Cooperative, Electric Sector.
Área
Estratégia
Tema
Temas Emergentes em Estratégia
Autores
Nome
1 - Felipe Cavalheiro Zaluski Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul - Campus Ijuí
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
2 - Patrique Rosa Hedlund Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul - Campus Ijuí
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
3 - Jorge Oneide Sausen Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul - Campus Ijuí
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
4 - Nelson José Thesing -
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
5 - Daniel Knebel Baggio Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul - Campus Ijuí
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Reumo
O estudo apresenta objetiva-se analisar a utilização das informações dos indicadores gerenciais aplicados a tomada de decisões estratégicas efetivadas pela escolha estratégica dos gestores da Cooperativa Alpha, atuante no ramo de distribuição de energia elétrica, localizada no Estado do Rio Grande do Sul. Utiliza-se uma abordagem qualitativa e descritiva, por meio da coleta de dados da pesquisa bibliográfica, documental e com entrevistas semiestruturadas com os gestores da cooperativa. Conclui-se, no que tange o papel dos indicadores gerenciais no processo decisório como fator de aumento da capacidade de escolha estratégica, pode-se destacar a função de subsidiar, detalhar, interpretar, disponibilizar e instrumentalizar os gestores com informações financeiras, econômicas e qualitativas, possibilitando inúmeras formas de alocação destas informações e comparação com cenários e estratégias, criando um processo estratégico de forma objetiva, confiável, coerente e deliberado a partir da necessidade da organização, ou seja, aumentando a possibilidade racional dos gestores de selecionar as estruturas e processos da cooperativa que melhor se adequam ao ambiente considerado.
The objective of this study is to analyze the use of the information of the managerial indicators applied to the strategic decision making effected by the strategic choice of the managers of Cooperative Alpha, active in the electric power distribution branch, located in the State of Rio Grande do Sul. a qualitative and descriptive approach was taken, through the collection of bibliographical and documentary research data and semi-structured interviews with cooperative managers. It is concluded that the role of managerial indicators in the decision-making process as a factor to increase the capacity for strategic choice, we can highlight the function of subsidizing, detailing, interpreting, making available and instrumentalizing managers with financial, economic and qualitative information , allowing numerous forms of allocation of this information and comparison with scenarios and strategies, creating a strategic process in an objective, reliable, coherent and deliberate way from the need of the organization, that is, increasing the rational possibility of managers to select structures and processes of the cooperative that best fit the environment in question.