Resumo

Título do Artigo

“OUTSIDER DA MODA”: RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E CAPITALISMO CONSCIENTE COMO POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Capitalismo Consciente; Responsabilidade Social Corporativa; Reserva
Conscious Capitalism; Corporate Social Responsibility; Reserva

Área

Sustentabilidade

Tema

Responsabilidade Social Corporativa

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - Carlos Rafael Röhrig da Costa
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PPGA
2 - Rodrigo Reis Favarin
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PPGA
3 - Pedro Henrique Lima Marconato
-
4 - Marta Olívia Rovedder de Oliveira
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - departamento de ciencias administrativas

Reumo

Com o aumento de consciência por parte dos consumidores, as empresas necessitam repensar os impactos que elas provocam nas sociedades. Tendo em vista a crescente preocupação dos consumidores com questões sociais e ambientais, as empresas precisam assumir um papel mais proativo, fazendo com que suas ações não visem apenas o lucro, mas, também, apresentem soluções para os problemas da sociedade, com o intuito de minimizá-los. Nesse cenário, surge conceitos como Responsabilidade Social Corporativa e Capitalismo Consciente que destacam a preocupação de conciliar o funcionamento da empresa, visando lucro e sua sobrevivência com a minimização dos seus impactos nas esferas social e ambiental. Destaca-se a Reserva, uma empresa de moda que atenta para aspectos sociais e ambientais e tem essa preocupação como fator de impacto dentro de seu processo de construção ideológica e comunicacional. Realizado pelo método de estudo de caso, o artigo tem como objetivo analisar como os aspectos de Responsabilidade Social Corporativa e de Capitalismo Consciente permeiam a empresa Reserva e de que forma este processo impacta na construção do posicionamento e segmentação da marca dentro do mercado de moda no Brasil.
With increased consumer awareness, companies need to rethink their impact on society. Given the growing concern of consumers with social and environmental issues, companies need to take a more proactive role, making their actions not only profit but also solutions to society's problems, with the aim of minimize them. In this scenario, concepts such as Corporate Social Responsibility and Conscious Capitalism arise that highlight the concern to reconcile the operation of the company, aiming for profit and its survival with the minimization of its impacts in the social and environmental spheres. It stands out the Reserva, a fashion company that looks at social and environmental aspects and has this concern as an impact factor within its process of ideological and communicational construction. The objective of the article is to analyze how the aspects of Corporate Social Responsibility and Conscious Capitalism permeate the company Reserva and how this process impacts the construction of the positioning and segmentation of the brand within the fashion market in the Brazil.