Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA GESTÃO DE PESSOAS EM UMA PEQUENA EMPRESA DE SANTA MARIA-RS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão de pessoas; Pequena empresa; Santa Maria – RS
People management; Small business; Santa Maria - RS

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - Gabriela Dubou
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Administração
2 - Debora Vestena
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Administrativas - Santa Maria
3 - Carlos Rafael Röhrig da Costa
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PPGA
4 - Estela dos Anjos Pires
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciencias Administrativas

Reumo

Atualmente, no mercado de trabalho acirrado, muitas vezes, o que diferencia e destaca uma empresa das demais é aquilo que não pode ser copiado: seu capital humano. Assim, a gestão de pessoas assume papel fundamental para o bom funcionamento do negócio. As necessidades dos colaboradores, não só operacionais, mas também intangíveis, tais como físicas, emocionais e sociais, passaram a ser aspectos que devem levados em consideração nos processos de gestão das organizações. É importante que a empresa vise o alinhamento entre seus objetivos e os de seus colaboradores a fim de atingir maior cooperação na busca da obtenção dos resultados. O presente trabalho trata-se de um estudo desenvolvido na disciplina de Ferramentas de Apoio à Gestão, no Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, tendo como objetivo a descrição de uma pequena empresa situada na cidade de Santa Maria – RS abordando alguns de seus aspectos relacionados à Gestão de Pessoas. Como resultados, apresentam-se aspectos relacionados com o grau de formalidade da comunicação e a quantidade e frequência de treinamentos que podem afetar o funcionamento da empresa. Por outro lado, percebe-se que o bom clima organizacional na empresa é um ponto forte que merece destaque.
Nowadays, in the fierce labor market, what often distinguishes and highlights one company from the rest is what can’t be copied: its human capital. Thus, the management of people assumes a fundamental role for the good functioning of the business. The needs of employees, not only operational but also intangible, such as physical, emotional and social, have become aspects that must be taken into account in the management processes of organizations. It is important that the company aims at aligning its objectives with those of its employees in order to achieve greater cooperation in the search for results. The present work is a study developed in the discipline of Management Support Tools, in the Administration Course of the Federal University of Santa Maria, aiming at the description of a small company located in the city of Santa Maria - RS addressing some of aspects related to People Management. As results, there are aspects related to the degree of formality of the communication and the quantity and frequency of training that can affect the operation of the company. On the other hand, it is perceived that the good organizational climate in the company is a strong point that deserves to be highlighted.