Resumo

Título do Artigo

FINANCIAMENTO COLETIVO: UMA ANÁLISE DOS ESTUDOS PUBLICADOS SOBRE CROWDFUNDING NO CONTEXTO MUNDIAL
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Palavras Chave

bibliometria, análise bibliométrica, economia criativa
bibliometrics, bibliometric analysis, creative economics

Área

Inovação

Tema

Inovação Organizacional, de Negócios e de Mercado

Autores


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Nome
1 - Fernanda Silveira Roncato
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
2 - Letícia Moraes Silveira
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
3 - Melissa Dotto Brusius
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH

Reumo

O objetivo deste estudo é demonstrar as características das publicações sobre financiamento coletivo no contexto internacional na última década (2008 a 2017). A metodologia aplicada foi a bibliometria e a plataforma escolhida foi a Web of Science. Os resultados demonstraram que as publicações estão concentradas na área de economia de negócios (42%); o tipo de documento predominante é o artigo (56%); e houve um aumento considerável nas publicações, sendo que o ano de 2017 cresceu 1446% em relação a 2012, ano no qual iniciaram as pesquisas sobre o tema; o autor que mais publicou foi Haichao Zheng (8%); a maioria dos estudos se encontra nos periódicos Entrepreneurship theory and practice e New media society; as organizações que mais publicaram foram a Universidade de Nova Iorque e a Universidade de Minnesota, com 9 publicações cada; o país que mais se destacou nessa área foi os Estados Unidos (27%) e o idioma predominante é o Inglês (92%). Constatou-se, ainda, que as publicações mais relevantes em quantidade de citações consistiram, basicamente, no estudo dos fatores que influenciam no sucesso e no fracasso dos projetos, na comparação entre formas de crowdfunding, na análise das motivações que levam os apoiadores a contribuir com as campanhas e na verificação dos benefícios da utilização dessa modalidade de financiamento.
The objective of this study is to demonstrate the characteristics of publications about crowdfunding in the international context in the last decade (2008 to 2017). The methodology applied was bibliometrics and the chosen platform was the Web of Science. The results showed that the publications are concentrated in the area of business economics (42%); the predominant type of document is the article (56%); and there was a considerable increase in publications, with the year 2017 growing 1446% compared to 2012, the year in which researches about the subject began; the most published author was Haichao Zheng (8%); most of the studies are in the journals Entrepreneurship theory and practice and New media society; the organizations that most published were the University of New York and the University of Minnesota, with 9 publications each; the country that stood out in this area was the United States (27%) and the predominant language is English (92%). It was also observed that the most relevant publications in terms of number of citations consisted basically in the study of the factors that influence the success and failure of the projects, in the comparison between forms of crowdfunding, in the analysis of the motivations that lead supporters to contribute with the campaigns and the verification of the benefits of using this type of financing.