Marketing esportivo; gestão de marca; microempresas; patrocínio.
Sports marketing; brand management; small businesses and organizations; sponsorship.
Área
Estratégia
Tema
Gestão Estratégica de Marketing
Autores
Nome
1 - Fernanda da Rosa Pivetta -
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2 - Lisiane Pellini Faller FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA - Santa Maria
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3 - Matheus Miller de Campos Viana FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA - SANTA MARIA
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4 - Morgana Rocha da Silva FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA - SANTA MARIA
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Reumo
A utilização do esporte como ferramenta de marketing configura-se como uma oportunidade de
promoção para as empresas. Nesse sentido, este trabalho buscou verificar de que forma o
marketing esportivo contribuiu para o negócio das microempresas que patrocinam atletas,
equipes e eventos esportivos no município de Santa Maria, RS. Para isso, a pesquisa analisou o
processo de realização do patrocínio esportivo nas microempresas da cidade, desde o início do
investimento até seus retornos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada por meio de um
roteiro de entrevistas semiestruturado aplicado a seis microempreendedores locais. A partir dos
dados obtidos, pode-se afirmar que os desembolsos realizados pelos empresários são baixos e
a propagações da marca notavelmente crescentes, principalmente na utilização das mídias
digitais e nas páginas de relacionamento dos atletas. Os empresários demonstraram satisfação
no investimento com o esporte e com os retornos dos patrocínios. O patrocínio pode ser o
caminho para a popularização da marca das pequenas empresas, visto que apresenta um custo-
benefício ideal para organizações que dispõem de poucos recursos. Porém, a carência de
planejamento e acompanhamento das estratégias de marketing esportivo reduz a utilização
dessa ferramenta, dificultando o conhecimento dos outros benefícios do patrocínio.
The sport as a marketing tool is an opportunity for business promotion. Therefore, this research
aimed to verify how the sports marketing has contributed to small businesses and organizations
(SBOs) that sponsor athletes, teams and sporting events in Santa Maria, RS. To achieve this
goal, it was analyzed the sports marketing process that is realized by the SBOs from Santa
Maria, RS, from the investments to the return of these investments. A qualitative research was
realized with a semi structured interview script that was applied to six managers of local SBOs.
From the obtained results, it is possible to verify that the investments in sports marketing are
relatively low and the brand propagation is raising noticeably, especially with the utilization of
digital medias and athletes’ social networks accounts. The entrepreneurs demonstrated
satisfaction with sports investments and sponsorship returns. The sponsorship may be the way
to the SBOs’ brand popularization, since it presents a cost-benefit ratio that is good for
organizations with few resources. However, the lack of strategies planning and monitoring of
sports marketing reduces the utilization of that tool, making it difficult to perceive other
sponsorship benefits.