Resumo

Título do Artigo

INSTITUIÇÕES DE MICROFINANÇAS E PERFORMANCE SOCIAL: UM ESTUDO DE CASO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

microfinanças, microcrédito, performance social.
microfinance, microcredit, social performance.

Área

Sustentabilidade

Tema

Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - Diéssica de Oliveira Dias
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
2 - Carina dos Santos
Universidade Franciscana - UFN - Ciências Sociais
3 - Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga
-

Reumo

O presente estudo tem por objetivo analisar a performance social de uma instituição de microfinanças. Para tanto foi adotado o método de estudo de caso e os dados foram coletados mediante análise documental, observação sistemática e entrevistas semiestruturadas. A performance social da instituição foi analisada mediante cinco dimensões: propósito, atividades e sistemas internos, produtos, efeitos diretos e impactos. Os resultados obtidos revelaram que os processos da instituição estão adequados para o alcance de seus objetivos sociais, no entanto foi possível concluir que faltam mecanismos para monitorar o alcance destes objetivos. Além disso, foi possível perceber que os efeitos diretos percebidos pelos clientes da instituição demonstram a existência de impactos positivos decorrentes do acesso ao microcrédito.
This study aims to analyze the social performance of a microcredit institution. For that, the case study method was adopted and data were collected through documentary analysis, systematic observation and semi-structured interviews. The social performance of the institution was evaluated through five dimensions: purpose, activities and internal systems, products, direct effects and impacts. The results showed that the institution's processes are adequate to reach its social objectives, however, it was possible to conclude that mechanisms are lacking to monitor the achievement of these objectives. In addition, it was possible to perceive that the direct effects perceived by the institution's clients demonstrate the existence of positive impacts resulting from access to microcredit.