Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÃO DE SUCESSO NA CARREIRA ENTRE FUNCIONÁRIOS DE UMA ORGANIZAÇÃO PÚBLICA QUE POSSUEM FORMAÇÃO ACADÊMICA SUPERIOR À EXIGIDA PELOS SEUS CARGOS
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Palavras Chave

percepção, sucesso, carreira, formação acadêmica, funcionário público.
perception, success, career, academic education, public agent.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores


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Nome
1 - Marcus Vinicius Nascimento Schleder
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Camobi
2 - MARCO ANTONIO MARQUES JUNIOR
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - hospital veterinário universitário
3 - Guilherme Donaduzzi Bortoluzzi
-
4 - Debora Bobsin
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

Este estudo teve como objetivo analisar as relações da percepção de sucesso na carreira em funcionários de uma empresa pública, que possuem formação acadêmica superior à exigida pelos cargos que ocupam. Foram aplicados 32 questionários a funcionários desta empresa, utilizando-se o instrumento Escala de Percepção de Sucesso na Carreira (EPSC) para mensurar a influência de 11 fatores ou construtos, tais como identidade, competência, desenvolvimento, contribuição, cooperação, criatividade, empregabilidade, valores, hierarquia e promoção, remuneração e o equilíbrio vida/trabalho como principais antecedentes da percepção de sucesso na carreira. Os resultados apresentaram um grupo de profissionais comprometidos com suas carreiras e satisfeitos com os desafios, oportunidades e equilíbrio entre vida/trabalho. Fatores como valores, identidade, competência e desenvolvimento apresentaram resultados considerados altos, indicando uma empresa composta por profissionais com alto grau de vínculos com a organização. Empregabilidade, remuneração, hierarquia e criatividade apresentaram as médias mais baixas e resultados dispersos, demonstrando um ambiente com certa instabilidade. Sugere-se realizar pesquisas futuras relacionando percepção de sucesso na carreira e formação acadêmica com amostras maiores e em todos os setores da empresa estudada, propiciando assim uma melhor análise da situação da empresa.
The purpose of this study was to analyze the relationships of the perception of success in the career of employees of a public company that have a higher academic qualification than the one required by the positions they occupy. A total of 32 questionnaires were applied to employees of this company, using the Career Success Perception Scale instrument to measure the influence of 11 factors or constructs, such as identity, competence, development, contribution, cooperation, creativity, employability, values, hierarchy and promotion, remuneration and the life / work balance as the main antecedents of the perception of career success. The results presented a group of professionals committed to their careers and satisfied with the challenges, opportunities and work / life balance. Factors such as values, identity, competence and development presented results considered high, indicating a company composed of professionals with a high degree of ties with the organization. Employability, pay, hierarchy and creativity presented the lowest averages and dispersed results, demonstrating an environment with a certain instability. It is suggested to carry out future research relating the perception of career success and academic training with larger samples and in all sectors of the company studied, thus providing a better analysis of the company's situation.