Resumo

Título do Artigo

APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL: O TREINAMENTO NA MOVEIS GAZIN DE JUARA-MT A PARTIR DO OLHAR DOS COLABORADORES
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Gestão de Pessoas, Aprendizagem Organizacional, Treinamento, Vantagem Competitiva.
People Management, Organizational Learning, Training, Competitive Advantage.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - Tainara Hellen dos Reis
Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat - Juara
2 - Sirlene Aparecida Takeda Bresciani
Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat - Juara
3 - RAQUEL DALVIT FLORES
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - ADMINISTRAÇÃO

Reumo

O atual cenário brasileiro vive um momento de incertezas, a capacidade de aprender mais rápido e melhor que os concorrentes são fatores de vantagem competitiva. Logo, o objetivo geral desta pesquisa foi analisar se o treinamento contribui para a aprendizagem organizacional como vantagem competitiva na empresa Gazin, filial de Juara-MT. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, com objetivo descritivo, pesquisa bibliográfica e de campo, com aplicação de um questionário com 24 (vinte e cinco) questões objetivas e abertas, aplicadas em 10 (dez) colaboradores. Também foi utilizada a técnica de observação e de análise de conteúdo. O resultado da pesquisa apontou que os colaboradores, aprendem de maneira formal e informal, inicialmente através de treinamento oferecido pela empresa. Ainda, foi possível identificar que a aprendizagem ocorre de maneira continuada, pois a empresa oferece outras formas e ferramentas para o colaborador se qualificar e aprender. Como limitações e sugestões de estudos futuros, sugere-se investigar como ocorre a avaliação de desempenho na empresa, a partir de um levantamento de dados de documentos da organização e participação dos gestores de recursos humanos e gestores gerais.
The current Brazilian scenario is experiencing a moment of uncertainty, the ability to learn faster and better than competitors are competitive advantage factors. Therefore, the general objective of this research was to analyze whether the training contributes to organizational learning as a competitive advantage in the company Gazin, subsidiary of Juara-MT. The methodology used was a qualitative approach, with descriptive objective, bibliographical and field research, with application of a questionnaire with 24 (twenty five) objective and open questions, applied in 10 (ten) collaborators. The technique of observation and content analysis was also used. The research results showed that employees learn in a formal and informal way, initially through training offered by the company. Also, it was possible to identify that learning occurs continuously, as the company offers other ways and tools for the employee to qualify and learn. As limitations and suggestions of future studies, it is suggested to investigate how performance evaluation occurs in the company, from a data collection of documents of the organization and participation of managers of human resources and general managers.