Resumo

Título do Artigo

A PERCEPÇÃO DE ALUNOS PÓS-GRADUANDOS ACERCA DA TEMÁTICA DE SUSTENTABILIDADE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Sustentabilidade. Educação. Educação para Sustentabilidade.
Sustainability. Education. Education for sustainability

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - Juciéle Fátima Coradini
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Adminstração
2 - Liara de Oliveira Müller
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Administração
3 - Falkembach
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
4 - Tarízi Cioccari Gomes
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

As instituições de ensino têm um papel fundamental para o desenvolvimento sustentável. É de onde se origina a ciência e a iniciação científica de pesquisas e estudos que visam a melhoria da nossa nação. Contudo, existem ainda poucos estudos que apresentam essa investigação sobre de que modo às universidades participam dentro do contexto de sustentabilidade. Assim, este estudo tem como objetivo analisar a percepção de alunos matriculados em uma disciplina dedicada à temática da sustentabilidade, do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria (RS), acerca do referido tema, considerando que tais alunos poderão em breve estar empreendendo ou assumindo a gestão de empresas de pequeno, médio e grande porte. A pesquisa é exploratória e qualitativa e os sujeitos pesquisados foram alunos de mestrado e de doutorado do PPGA, os quais responderam as questões no primeiro dia de aula e no último dia de aula ao longo do 1o semestre de 2017. Os resultados indicaram uma necessidade de maior clareza na educação para o desenvolvimento sustentável nas universidades, na formação de professores e de discentes, envolvendo a cultura organizacional e a conscientização das pessoas, com o respeito pela natureza e seus recursos naturais.
Educational institutions have a key role to play in sustainable development. It is where the origin of science and the scientific initiation of researches and studies that aim at the improvement of our nation. However, there are still few studies that present this research on how universities participate in the context of sustainability. Thus, this study aims to analyze the perception of students of the Graduate Program in Administration of the Federal University of Santa Maria (RS) on the subject of sustainability, considering that such students may soon be undertaking or assuming the management of small companies, medium and large. The research is exploratory and qualitative, and the subjects studied were PhD students and PhD students, who answered the questions on the first day of class and on the last day of class during the first semester of 2017. The results indicated a need for greater clarity in education for sustainable development in universities, in the training of teachers and students, involving the organizational culture and the awareness of people, with respect for nature and its natural resources.