Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA PRODUÇÃO INTELECTUAL MUNDIAL SOBRE VALOR DA MARCA: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
Abrir Arquivo

Palavras Chave

valor da marca, bibliometria, análise.
brand equity, bibliometry, analyze.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - Tamires Silva da Silva
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
2 - Luis Adriano Rodrigues
-
3 - Marta Olívia Rovedder de Oliveira
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - departamento de ciencias administrativas

Reumo

No contexto atual de intensiva competitividade, o papel das marcas tem sido reforçado, oferecendo diferenciação entre os produtos ou serviços similares disponibilizados pelos competidores, sendo desse modo, decisivo para o sucesso das empresas. Nesse sentido, a avaliação da marca tem sido considerada relevante tanto pelos práticos quanto pelos acadêmicos. Este estudo busca contribuir com o tema valor da marca ao fornecer um panorama geral através do levantamento de dados numéricos sobre a sua produção intelectual utilizando a base de dados Scopus. O método caracteriza-se como pesquisa documental e análise bibliométrica, quanto à sua finalidade classifica-se como exploratório descritivo. Entre as principais contribuições estão a análise quantitativa da produção por ano da última década, os autores, instituições e países mais produtivos, além dos trabalhos mais relevantes do período, ressalta-se que tais informações podem auxiliar novos pesquisadores no desenvolvimento de seus trabalhos. Sugere-se para as próximas pesquisas, uma análise mais aprofundada sobre o tema a nível internacional e também dos trabalhos desenvolvidos no Brasil, com enfoque especial as principais contribuições obtidas até então e aspectos a serem explorados futuramente.
In the current context of intensive competitiveness, the role of brands has been reinforced, offering differentiation between similar products or services made available by competitors, and thus, decisive for the success of companies. In this sense, brand evaluation has been considered relevant by both practitioners and academics. This study aims to contribute to the brand equity theme by providing a general overview through the collection of numerical data about its intellectual production using the Scopus database. The method is characterized as documentary research and bibliometric analysis, as to its purpose is classified as exploratory descriptive. Among the main contributions are the quantitative analysis of the production per year of the last decade, the authors, institutions and countries more productive, besides the most relevant works of the period, it is emphasized that such information can help new researchers in the development of their researches. It is suggested for the next researches, a more in-depth analysis on the subject at international level and also of the works developed in Brazil, with special focus the main contributions obtained until then and aspects to be explored in the future.