Resumo

Título do Artigo

TÉCNICAS DE MERCHANDISING E A COMPRA POR IMPULSO
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Palavras Chave

Marketing promocional, Merchandising, Compra não Planejada, Supermercado.
Promotional Marketing, Merchandising, Unplanned Purchase, Supermarket.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores


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Nome
1 - Fabio Machado Ribeiro
FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA - Santa Maria
2 - Luciana Maria Scarton
FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA - Santa Maria

Reumo

Este artigo teve por objetivo estudar como as técnicas de merchandising dentro de um supermercado de Santa Maria podem gerar venda por impulso. Baseada em uma revisão teórica sobre marketing e merchandising, a pesquisa realizada contemplou três etapas: a primeira partiu da entrevista com o Gerente do supermercado com o objetivo de compreender o funcionamento da loja e estratégias utilizadas para propaganda, a segunda consistiu na montagem de diferentes técnicas de merchandising no interior desta loja seguida da aplicação de um questionário aos clientes impactados pelas mesmas, e a terceira utilizou-se da análise comparativa dos resultados de vendas, antes e depois da aplicação das técnicas. Os resultados demonstraram que as ferramentas de merchandising tem grande influência nas decisões de compra por impulso do consumidor. Sendo assim, a pesquisa atingiu seus objetivos e visa ampliar os estudos na área.
This article aimed to study how the techniques of merchandising inside a Santa Maria supermarket can generate impulse sales. Based on a theoretical review on marketing and merchandising, the research carried out three stages: the first one started with the Manager of the supermarket with the objective of understanding the operation of the store and strategies used for advertising, the second consisted of assembling different techniques of merchandising inside this store followed by the application of a questionnaire to the customers impacted by them, and the third one used the comparative analysis of the sales results, before and after the application of the techniques. The results showed that the merchandising tools have a great influence on consumer impulse buying decisions. Therefore, the research reached its objectives and aims to broaden the studies in the area.