1 - Fabio Machado Ribeiro FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA - Santa Maria
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2 - Luciana Maria Scarton FACULDADE METODISTA DE SANTA MARIA - Santa Maria
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Reumo
Este artigo teve por objetivo estudar como as técnicas de merchandising dentro de um
supermercado de Santa Maria podem gerar venda por impulso. Baseada em uma revisão teórica
sobre marketing e merchandising, a pesquisa realizada contemplou três etapas: a primeira partiu
da entrevista com o Gerente do supermercado com o objetivo de compreender o funcionamento
da loja e estratégias utilizadas para propaganda, a segunda consistiu na montagem de diferentes
técnicas de merchandising no interior desta loja seguida da aplicação de um questionário aos
clientes impactados pelas mesmas, e a terceira utilizou-se da análise comparativa dos resultados
de vendas, antes e depois da aplicação das técnicas. Os resultados demonstraram que as
ferramentas de merchandising tem grande influência nas decisões de compra por impulso do
consumidor. Sendo assim, a pesquisa atingiu seus objetivos e visa ampliar os estudos na área.
This article aimed to study how the techniques of merchandising inside a Santa Maria
supermarket can generate impulse sales. Based on a theoretical review on marketing and
merchandising, the research carried out three stages: the first one started with the Manager of
the supermarket with the objective of understanding the operation of the store and strategies
used for advertising, the second consisted of assembling different techniques of merchandising
inside this store followed by the application of a questionnaire to the customers impacted by
them, and the third one used the comparative analysis of the sales results, before and after the
application of the techniques. The results showed that the merchandising tools have a great
influence on consumer impulse buying decisions. Therefore, the research reached its objectives
and aims to broaden the studies in the area.