Resumo

Título do Artigo

A INFLUÊNCIA DO COMPORTAMENTO HUMANO NAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS
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Palavras Chave

Comportamento organizacional, liderança, motivação
Organizational behavior, leadership, motivation.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores


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Nome
1 - Tuane Sant' Ana da Silva
Universidade Luterana do Brasil - ULBRA - Cachoeira do Sul
2 - Cláudia Michelin
Universidade Luterana do Brasil - ULBRA - Campus Cachoeira do Sul e Santa Maria
3 - Adriana Porto
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-Graduação em Administração

Reumo

Em uma organização, todos possuem funções definidas e devem cooperar com os demais, porém aspectos como comunicação, relacionamentos, trabalho em equipe, conhecimentos, hierarquias, gerenciar pessoas, gestão de conflitos e disciplinas, podem sobrecarregar as pessoas que fazem parte desse conjunto, o que ocasiona na desmotivação deste profissional. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo geral identificar a influência que o comportamento humano provoca no progresso das instituições financeiras. A metodologia adotada consistiu em uma abordagem quantitativa, com cunho exploratório e descritivo, através do método de pesquisa de campo, onde foi aplicado um questionário fechado sobre os tipos de comportamentos, junto aos líderes das instituições financeiras de Cachoeira do Sul/RS, sendo estes dez respondentes. Como resultado da pesquisa, identificou-se que os tipos de comportamentos predominantes entre os gerentes gerais são os Responsáveis, Competitivos e Destemidos. Por fim, recomenda-se que as instituições financeiras disponibilizem treinamentos e cursos para os líderes, a fim de colaborar com o processo de liderar, negociar e solucionar divergências, bem como para a cooperação e o trabalho em equipe, o qual é crucial para o progresso de qualquer organização.
In an organization, all have defined functions and should cooperate with others, but aspects such as communication, relationships, teamwork, knowledge, hierarchies, managing people, conflict management and disciplines can overwhelm the people who are part of this group. that causes in the demotivation of this professional. In this sense, the present work had as general objective to identify the influence that the human behavior causes in the progress of the financial institutions. The methodology adopted consisted of a quantitative approach, with an exploratory and descriptive approach, through the field research method, where a closed questionnaire on the types of behavior was applied, together with the leaders of the financial institutions of Cachoeira do Sul / RS, these being ten respondents. As a result of the research, it was identified that the predominant types of behavior among general managers are Responsible, Competitive and Fearless. Finally, it is recommended that financial institutions provide training and courses to leaders in order to collaborate in the process of leading, negotiating and resolving disagreements, as well as for cooperation and teamwork, which is crucial for the progress of any organization.