Resumo

Título do Artigo

Alfabetização Financeira de Estudantes Universitários a partir das Dimensões: Atitude Financeira, Comportamento Financeiro e Conhecimento Financeiro
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Educação Financeira. Alfabetização Financeira. Análise Fatorial.
Financial Education. Financial Literacy. Factor Analysis.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica Financeira

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/7ecoinovar/trabalho.php on line 1382
Nome
1 - Nadia Mar Bogoni
Universidade de Passo Fundo - Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis
2 - Maurício Leite
-
3 - Mariza de Almeida
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
4 - Fabio Roberto Barão
-
5 - Nelson Hein
-

Reumo

É notória a importância que os temas alfabetização financeira e educação financeira, vêm ganhando na vida das pessoas. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é caracterizar o perfil dos estudantes universitários de uma Universidade localizada na Região Norte do estado do Rio Grande do Sul, a partir das dimensões de atitude financeira, comportamento financeiro e conhecimento financeiro. Para tanto, a pesquisa constituiu-se em um estudo de caso, em que 194 alunos participaram respondendo a um questionário online. Os dados obtidos foram analisados com utilização de estatística descritiva e multivariada (análise fatorial). Como resultado, tem-se que os estudantes, participantes da pesquisa, possuem um nível satisfatório de alfabetização financeira, considerando as três dimensões: atitude, comportamento e conhecimento financeiros. Porém, 57% estão insatisfeitos com sua situação financeira. Percebe-se também, que os alunos respondentes demonstram ter uma preocupação com o futuro financeiro, priorizando manter hábitos de poupança e pagamento das contas em dia. Além disso, nota-se que os respondentes apresentam um satisfatório conhecimento financeiro sobre taxa de juros, retorno financeiro, risco, ativos financeiros e inflação.
It is notorious the importance that the subjects financial literacy, as well as financial education, has been gaining strength in people's lives. In this sense, the objective of this article is to characterize the profile of the university students of a University located in the North Region of the state of Rio Grande do Sul, from the dimensions of financial attitude, financial behavior and financial knowledge. To do so, the study constituted a case study, in which 194 students participated by responding to an online questionnaire. Data were analyzed using descriptive and multivariate statistics (factorial analysis). As a result, the students participating in the research have a satisfactory level of financial literacy, considering the three dimensions: financial attitude, behavior and knowledge. However, 57% are dissatisfied with their financial situation. It is also noticed that the students respondents demonstrate to have a concern with the financial future, prioritizing to maintain habits of saving and payment of the current accounts. In addition, the respondents present a satisfactory financial knowledge about interest rate, financial return, risk, financial assets and inflation.