Resumo

Título do Artigo

MARKETING DE RELACIONAMENTO NO SETOR DO AGRONEGÓCIO: O CASO DO SÍTIO DO ARVOREDO
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Palavras Chave

Marketing de relacionamento. Setor do agronegócio. Fidelização. Estratégia de marketing.
Marketing of relationship. Agribusiness sector. Loyalty. Marketing strategy.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores


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Nome
1 - Liliane Cavalheiro Boeira
Universidade Regional do Noroeste do estado do Rio Grande do Sul - Ijuí
2 - Luciana Raquel Nunes Irineu Moura
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria, RS
3 - Vanessa de Campos Junges
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Programa de Pós-Graduação em Administração / Mestrado Acadêmico
4 - Lauren Silva Agertt Junges
Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Cruz Alta
5 - Luis Felipe Dias Lopes
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Admiistrativas

Reumo

Este estudo teve como objetivo analisar o impacto do marketing de relacionamento na empresa Sítio do Arvoredo. Para tanto, foi desenvolvida uma pesquisa qualitativa, exploratória e descritiva, por meio de um estudo de caso único, e os dados foram tratados por meio da análise de contéudo. De acordo com os resultados, foi possível identificar que praticamente todos os clientes se consideram fidelizados e satisfeitos com a empresa, observando–se assim, que um dos fatores que traz satisfação é o bom uso do marketing de relacionamento. O estudo revelou também, que o principal objetivo da empresa é atender as necessidades dos clientes, buscando satisfazê-lo através da qualidade do produto. Contudo, apesar do Sítio do Arvoredo apresentar ações de marketing, evidencia-se que exisite uma carência de estratégias mais bem definidas. De forma geral, a pesquisa demonstrou a importância do marketing de relacionamento no setor do agronegócio, bem como de se adotar estratégias de marketing, em vista de consolidar-se no mercado, compreender o consumidor e mantê-lo fiel.
This study aimed to analyze the impact of relationship marketing in the company Sítio do Arvoredo. For that, a qualitative, exploratory and descriptive research was developed through a single case study, and the data were treated through content analysis. According to the results, it was possible to identify that practically all customers consider themselves loyal and satisfied with the company, observing that one of the factors that brings satisfaction is the good use of relationship marketing. The study also revealed that the main objective of the company is to meet the needs of customers, seeking to satisfy you through the quality of the product. However, although the Sítio do Arvoredo presents marketing actions, it is evident that there is a lack of better defined strategies. In general, the research demonstrated the importance of relationship marketing in the agribusiness sector, as well as adopting marketing strategies, in order to consolidate in the market, understand the consumer and keep it faithful.