Resumo

Título do Artigo

ABORDAGEM DA SUSTENTABILIDADE NOS PLANOS DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS BRASILEIRAS
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Palavras Chave

sustentabilidade, universidades federais brasileiras, Planos de Desenvolvimento Institucional.
sustainability, federal universities in Brazil, Institutional Development Plans

Área

Sustentabilidade

Tema

Sustentabilidade e Políticas Públicas

Autores


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Nome
1 - Valéria Garlet
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
2 - Maria Julia Pegoraro Gai
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
3 - Vânia Medianeira Flores Costa
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Administrativas
4 - Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga
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Reumo

Este estudo teve como objetivo analisar como a sustentabilidade é abordada nos Planos de Desenvolvimento Institucional das Universidades Federais Brasileiras. Devido ao número elevado de instituições, e pela impossibilidade de abranger todas, já que nem todas têm o documento atualizado, foram selecionadas quatro universidades de cada uma das cinco regiões do Brasil. O método consiste em uma análise qualitativa baseada em uma pesquisa documental dos planos institucionais analisados. Verificou-se que a maioria das universidades trata da sustentabilidade financeira, e da sustentabilidade como objetivo, meta ou diretriz institucional. Poucas apresentaram a sustentabilidade como valor e como princípio. A maioria relaciona a sustentabilidade ao ensino, pesquisa e extensão. Há espaço para trabalhar a sustentabilidade nas questões de graduação/pós-graduação e infraestrutura, e também a aspectos mais abstratos da instituição como missão, visão, princípios e valores. As universidades são importantes meios de propagação da sustentabilidade na sociedade. É necessário planejamento, engajamento, políticas e práticas sustentáveis, conscientização a nível institucional, de gestão de pessoas, de infraestrutura, a nível educacional, a nível de pesquisa e extensão.
This study aimed to analyze how sustainability is addressed in the Institutional Development Plans of the Brazilian Federal Universities. Due to the high number of institutions and the impossibility of covering all, since not all of them have the updated document, four universities from each of the five regions of Brazil were selected. The method consists of a qualitative analysis based on a documental research of the institutional plans analyzed. It was found that most universities deal with financial sustainability and sustainability as an objective, goal or institutional guideline. Few have presented sustainability as value and principle. Most relate sustainability to teaching, research and extension. There is room for sustainability in graduate / postgraduate and infrastructure issues, as well as more abstract aspects of the institution such as mission, vision, principles and values. Universities are important means of propagating sustainability in society. It requires planning, engagement, sustainable policies and practices, institutional awareness, people management, infrastructure, educational level, research and extension level.