Ponto de equilíbrio. Grau de alavancagem. Gestão empresarial.
Break-even Point. Degree of leverage. Business management
Área
Estratégia
Tema
Gestão Estratégica Financeira
Autores
Nome
1 - Rogério Machado de Lima Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Iffarroupilha - Câmpus de Júlio de Castilhos
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2 - Luci Inês Schumacher Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Iffarroupilha - Júlio de Castilhos
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3 - Alessandro Xarão da Costa INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - Júlio de Castilhos
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Reumo
Na administração, a mensuração e análise de custos e a projeção de retorno são praticas essenciais na gestão empresarial. Este trabalho apresenta a apuração do ponto de equilíbrio (PEO) e grau de alavancagem (GAO) de uma empresa prestadora de serviços relacionados a telecomunicações, localizada na cidade de Júlio de Castilhos – RS. Por meio da investigação, foi feita coleta e diagnóstico dos gastos e receitas do período de outubro de 2015 a setembro de 2016, informações estas obtidas a partir de pesquisa documental, entrevista e observação. Cabe destacar os pontos de equilíbrio dos serviços onde ocorre uma maior concentração de clientes, que são o plano PF – 1MB com 1.342 e PEO de 946, e o plano PF – 2MB que agrupa 288 clientes e tem como PEO 135 clientes. Portanto, percebe-se que a empresa possui margem de contribuição positiva em praticamente todos os serviços. Quanto a alavancagem obtive-se os índices de GAO de 3,05, GAF de 1,08 e GAT de 3,31. Verificou-se com a pesquisa que a empresa não utiliza de indicadores financeiros em sua gestão, foram feitas ponderações de como se utilizar o ponto de equilíbrio e o grau de alavancagem e suas peculiaridades na melhoria dos serviços e utilização dos recursos financeiros.
In management, cost measurement and analysis and return projection are essential practices in business management. This paper presents the Break-even Point (PEO) and degree of leverage (GAO) calculation of a telecommunications services company, located in the city of Júlio de Castilhos - RS. Through the investigation, was collected and diagnosed the expenses and revenues from October 2015 to September 2016, information obtained from documentary research, interview and observation. It is worth mentioning the breakeven points of services where there is a higher concentration of customers, which are the PF - 1MB plan with 1,342 and PEO of 946, and the PF - 2MB plan that groups 288 customers and has PEO 135 customers. Therefore, it is clear that the company has a positive contribution margin in practically all services. As for leverage, we obtained the GAO indices of 3.05, GAF of 1.08 and GAT of 3.31. It was found from the research that the company does not use financial indicators in its management, were considered how to use the breakeven point and the degree of leverage and their peculiarities in improving services and use of financial resources.