Resumo

Título do Artigo

PERCEPÇÃO DOS DOCENTES DAS UNIVERSIDADES CATARINENSES ACERCA DAS PRÁTICAS E POLÍTICAS DE RH: APLICAÇÃO DO MÉTODO TODIM
Abrir Arquivo

Palavras Chave

TODIM; Políticas e Práticas de RH; Instituições de Ensino Superior; Gestão de Pessoas
TODIM; HR; Higher education institutions; People management.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Nome
1 - Juciele Marta Baldissarelli
Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) - Campus de Caçador
2 - Nelson Hein
-
3 - Adriana Kroenke
Universidade Regional de Blumenau - FURB - Departamento de Matemática
4 - Geneia Lucas dos Santos
Universidade Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP) - Caçador
5 - Larissa kvitko
Universidade Regional de Blumenau - FURB - Blumenau

Reumo

O artigo analisa a percepção dos docentes das Instituições de Ensino Superior (IES) enquadradas como comunitárias e privadas no Estado de Santa Catarina (SC), em relação as seis práticas e políticas de Recursos Humanos (RH). Para isso, utiliza-se do método TODIM como suporte científico para efetuar o ranqueamento das Instituições, realizando uma análise comparativa das alternativas. A pesquisa é de natureza quantitativa, tipo descritiva e levantamento (survey). Participaram 506 professores de 11 instituições de ensino superior. Ao final, os resultados mostram que o modelo estudado cumpriu com o papel de classificar e ordenar as IES em um ranking em que pode-se classificar a percepção final dos docentes acerca das seis práticas e políticas de Recursos Humanos (RH). Conclui-se que duas universidades se destacam frente a percepção das práticas e políticas de RH, sendo elas: (1) processo de recrutamento e seleção, (2) envolvimento, (3) treinamento e desenvolvimento, (4) condições de trabalho, (5) avaliação de desempenho e (6) recompensas. Os resultados podem ser de grande valia para os dirigentes das Instituições possibilitando analisar o cenário e tomar decisões relacionadas as melhorias nos processos adotados.
The article analyzes the perception of the teachers of the Higher Education Institutions (HEIs) classified as community and private in the State of Santa Catarina (SC), regarding the six practices and policies of Human Resources (HR). For this, we use the TODIM method as a scientific support to perform the ranking of the Institutions, performing a comparative analysis of the alternatives. The research is quantitative in nature, descriptive and survey. 506 teachers from 11 higher education institutions participated. In the end, the results show that the model studied fulfilled the role of classifying and ordering HEIs in a ranking in which the final perception of teachers about the six practices and policies of Human Resources (HR) can be classified. It is concluded that two universities stand out against the perception of HR practices and policies, namely: (1) recruitment and selection process, (2) involvement, (3) training and development, (4) working conditions, ( 5) performance appraisal and (6) rewards. The results can be of great value to the leaders of the Institutions, allowing to analyze the scenario and make decisions related to the improvements in the adopted processes.