Resumo

Título do Artigo

COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR: IDENTIFICANDO AS BARREIRAS AO CONSUMO VERDE
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Palavras Chave

Comportamento do consumidor. Consumo verde. Barreiras ao consumo verde. Jovens consumidores.
Consumer behavior. Green consumption. Barriers to green consumption. Young consumers.

Área

Sustentabilidade

Tema

Temas Emergentes em Sustentabilidade

Autores


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Nome
1 - Natália Pavanelo Pivetta
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Sociais e Humanas
2 - Flavia Luciane Scherer
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Sociais e Humanas
3 - Vanessa Almeida da Silva
INSTITUTO FEDERAL FARROUPILHA - Campus São Vicente do Sul
4 - Vitoria Rodrigues de Oliveira
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria Campus

Reumo

Diante dos problemas ambientais enfrentados hoje em dia, é crescente a preocupação por parte dos consumidores em relação ao meio ambiente, bem como de que forma esses consumidores podem ajudar a reduzir os impactos ambientais tão visíveis hoje em dia. Assim, tem-se observado, ao longo dos anos, uma adaptação progressiva por parte das empresas e um aumento da preocupação por parte dos consumidores. Mesmo com essa tendência, os consumidores não vem modificando seus comportamentos de consumo com a regularidade esperada. Dada a falta de aceitação pelos indivíduos, é provável que existam muitas barreiras ao consumo verde. Sendo assim, o presente estudo tem como objetivo identificar e analisar as barreiras ao consumo verde enfrentadas pelos consumidores brasileiros. Para isso, foi realizado um levantamento do tipo survey por meio da adaptação e replicação de um questionário estruturado sobre barreiras ao consumo verde elaborado pelos autores Gleim et al. (2013). Como principal resultado, verifica-se que as principais barreiras enfrentadas são a falta de conhecimento e a baixa disponibilidade desses produtos no mercado, além disso também foram identificadas semelhanças nos resultados encontrados com outros estudos da literatura. Com relação as limitações e sugestões para estudos futuros, foram apresentadas ao final do estudo.
With the environmental problems we face today, consumers are increasingly concerned about the environment, as well as how consumers can help reduce the environmental impacts that are so visible today. Thus, over the years, there has been a gradual adaptation by companies and an increase in consumer concern. Even with this trend, consumers have not been modifying their consumption behaviors with the expected regularity. Given the lack of acceptance by individuals, there are likely to be many barriers to green consumption. Therefore, the present study aims to identify and analyze the barriers to green consumption faced by Brazilian consumers. For this, a survey of the type survey was carried out through the adaptation and replication of a questionnaire structured on barriers to green consumption elaborated by the authors Gleim et al. (2013). As a main result, the main barriers faced are the lack of knowledge and the low availability of these products in the market, in addition also similarities were identified in the results found with other studies in the literature. Regarding the limitations and suggestions for future studies, they were presented at the end of the study.