Resumo

Título do Artigo

CLIENTE INTERNO DE ESTÉTICA E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE A GESTÃO: ENTRE O PASSADO E FUTURO
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Palavras Chave

Cliente Interno. Ações estratégicas. Estética.
Internal Costumer. Strategic Actions. Aesthetics.

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Marketing

Autores


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Nome
1 - Fillipe Pires de Paiva
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2 - Juliana Poerscke Voltz
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3 - Carlos Eduardo Poerschke Voltz
Universidade Feevale - Campus II

Reumo

Este artigo tem o objetivo de analisar a percepção dos profissionais de atendimento de um empreendimento de pequeno porto do setor de higiene e beleza em Porto Alegre com relação a gestão implementada nos últimos quatro anos. A revisão bibliográfica teve como base trabalhos sobre planejamento estratégico, ações estratégicas de Marketing, principalmente no que diz respeito ao cliente interno de estéticas. A pesquisa é qualitativa e configura-se num estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os principais achados da pesquisa referem-se às percepções positivas dos entrevistados quanto às mudanças nas ações estratégicas da estética, principalmente no que se refere à organização, atenção ao cliente e ampliação do número de clientes. O respeito entre os colegas, a cooperação e o diálogo existente entre o gestor e os colaboradores da empresa também foram aspectos destacados pelos entrevistados. Além disso, o interesse dos profissionais em contribuir para o crescimento da estética pesquisada aponta para a necessidade das empresas ouvirem as opiniões e sugestões dos clientes internos. Por fim, o artigo pode contribuir para estudantes que tenham interesse no tema e para o planejamento estratégico dos gestores de empresas - especialmente as do setor de higiene e beleza.
This article aims to analyze the perception of care professionals of a small port venture in the hygiene and beauty sector in Porto Alegre regarding the management implemented in the last four years. The literature review was based on works on strategic planning, strategic marketing actions, especially with regard to the internal aesthetic client. The research is qualitative and is configured in a case study. Data were collected through semi-structured interviews and analyzed using the content analysis technique. The main findings of the research refer to the positive perceptions of respondents regarding changes in aesthetic strategic actions, especially with regard to organization, customer care and expansion of the number of customers. Respect among colleagues, cooperation and existing dialogue between the manager and the company's employees were also aspects highlighted by the interviewees. In addition, the interest of professionals in contributing to the growth of researched aesthetics points to the need for companies to listen to the opinions and suggestions of internal customers. Finally, the article can contribute to students who are interested in the topic and to the strategic planning of business managers - especially those in the hygiene and beauty sector.