Resumo

Título do Artigo

Paradoxos da Tecnologia Móvel: Comparativo entre Professores Estaduais das Gerações Baby Boomers, X, Y e Z
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Palavras Chave

Paradoxos da Tecnologia Móvel; Smartphone; Coortes Geracionais.
Mobile Technology Paradoxes; Smartphone; Generational Cohorts

Área

Estratégia

Tema

Temas Emergentes em Estratégia

Autores


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Nome
1 - Mikaela Daiane Prestes Floriano
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Santana do Livramento
2 - Kathiane Benedetti Corso
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Campus Santana do Livramento

Reumo

A tecnologia alterou as formas de comunicação e os comportamentos dos indivíduos, levando à ilimitada conexão entre os seus usuários. Nesse contexto, os smartphones ganham protagonismo e conquistam usuários das mais variadas idades ao se caracterizarem como a primeira tecnologia realmente móvel e a conceder uma gama de recursos que facilitam a vida do indivíduo. Contudo, essa mesma ferramenta pode servir como estimulante de resultados negativos. Dessa forma, a partir de uma pesquisa survey com 239 professores estaduais, utilizando como técnica de análise o teste T para amostra em pares, este estudo buscou verificar a presença de paradoxos da tecnologia móvel em professores de escolas estaduais do Rio Grande do Sul usuários de smartphones considerando as diferenças geracionais. Com base nas observações, dentre os 17 paradoxos tecnológicos investigados, seis deles foram identificados pela Geração Baby Boomers, três pela Geração X, dois pela Geração Y e quatro foram percebidos pelos professores da Geração Z. Entre os principais achados, verificou-se o maior número de paradoxos em professores pertencentes a geração Baby Boomer. Destaca-se, ainda, que a Geração Z, conhecida pelo uso massivo da tecnologia, foi a amostra com a segunda maior evidência de paradoxos, o que sugere que, mesmo com a grande adesão e facilidade no uso de smartphones, indivíduos da Geração Z podem não conseguir administrar positivamente alguns dos aspectos dessas tecnologias. Ademais, foram identificados dois paradoxos sugeridos por Sorensen (2011) que até então não haviam sido suportados em investigações nacionais sobre a temática, são eles: Criatividade Fluida/Criatividade Limitada e Controle Fluido/Controle Limitado.
Technology has altered individuals' forms of communication and behaviors, leading to unlimited connection between its users. In this context, smartphones gain prominence and reach users of various ages by being characterized as the first truly mobile technology and granting a range of features that make the individual's life easier. However, this same tool can serve as a stimulant of negative results. Thus, based on a survey with 239 state teachers, using the paired T-test as the analysis technique, this study aimed to verify the presence of mobile technology paradoxes in teachers of state schools in Rio Grande do Sul, Brazil. smartphones considering generational differences. Based on the observations, among the 17 technological paradoxes investigated, six of them were identified by Generation Baby Boomers, three by Generation X, two by Generation Y, and four were perceived by the Generation Z teachers. number of paradoxes in teachers belonging to the Baby Boomer generation. It is also noteworthy that Generation Z, known for its massive use of technology, was the sample with the second largest evidence of paradoxes, suggesting that, even with the high adherence and ease of smartphone use, Generation Z individuals may not be able to positively manage some aspects of these technologies. In addition, two paradoxes suggested by Sorensen (2011) that had not been supported by national research on the subject were identified: Fluid Creativity / Limited Creativity and Fluid Control / Limited Control.