Resumo

Título do Artigo

CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS ESTRATÉGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA INOVAÇÃO EM UMA REDE DE COOPERAÇÃO INDUSTRIAL
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Palavras Chave

Recursos estratégicos; Redes de Cooperação; Desempenho; inovação
Strategic resources; Cooperation networks; Performance; innovation

Área

Estratégia

Tema

Temas Emergentes em Estratégia

Autores


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Nome
1 - Soraya de Souza Soares
Universidade Franciscana - UFN - Conjunto 3
2 - Renata Coradini Bianchi
Universidade Franciscana - UFN - Curso de Administração
3 - Patrinês Aparecida França Zonatto
Universidade Franciscana - UFN - Departamento de Administração
4 - Cristiane dos Santos de Medeiros Guerra
Universidade Franciscana - UFN - conjunto III
5 - Aletéia de Moura Carpes
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

Cada vez mais organizações-líderes enfrentam muitos desafios semelhantes, e para superarem os mesmos, a busca de excelência levou à valorização da informação e da tecnologia da informação como uma peça de uma relação de recursos estratégicos que são capazes de proporcionar vantagem competitiva diante de fortes concorrentes. Assim, entende-se que nas redes de cooperação as empresas que possuem recursos estratégicos possuem mais facilidade em conseguirem mais benefícios da cooperação estabelecida rede, assim, alcançando um melhor desempenho, comparado as empresas que não possuem um dos “VRIO (Valioso, Raro, Imitável e Organizacional) ”, ou seja, não possuem recursos estratégicos. Neste contexto, o objetivo estudo é analisar a contribuição dos recursos estratégicos no desenvolvimento da inovação, em uma rede de cooperação do setor industrial. Para tanto, a metodologia utilizada foi um estudo descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa dos dados. A pesquisa foi aplicada diretamente a dez organizações com atividades de produção industrial, participantes a uma rede de cooperação. Os dados obtidos foram tratados no software Excel, para o auxílio na interpretação e análise dos resultados, e também foram interpretados a partir da análise de conteúdo. Os achados indicam que os gestores possuem conhecimento dos fatores necessários para produzirem muitos recursos, também evidencia-se que o APL auxilia na obtenção de vantagem competitiva por meio do acesso e do compartilhamento dos recursos. Referente a inovação, evidenciou-se que as empresas participantes da rede desenvolvem novos produtos e serviços bem aceitos no mercado, porém, os gerentes afirmam que suas criações sempre despertam a imitação por parte de seus concorrentes.
More and more leading organizations are facing many similar challenges, and in order to overcome them, the pursuit of excellence has led to the enhancement of information and information technology as part of a relationship of strategic resources that are able to provide competitive advantage in the face of strong competitors. Thus, it is understood that in cooperation networks, companies that have strategic resources are more likely to gain more benefits from established network cooperation, thus achieving better performance, compared to companies that do not have one of the “VRIO”. Imitable and Organizational) ”, that is, they do not have strategic resources. In this context, the objective of this study is to analyze the contribution of strategic resources in the development of innovation, in a cooperation network of the industrial sector. Therefore, the methodology used was a descriptive study with quantitative and qualitative approach of the data. The research was applied directly to ten organizations with industrial production activities, participating in a cooperation network. The data obtained were processed in Excel software, to aid in the interpretation and analysis of the results, and were also interpreted from the content analysis. The findings indicate that managers have knowledge of the factors necessary to produce many resources, it is also evident that the APL helps to obtain competitive advantage through access and sharing of resources. Regarding innovation, it was evidenced that the companies participating in the network develop new products and services well accepted in the market, however, the managers claim that their creations always arouse imitation by their competitors.