Resumo

Título do Artigo

TECNOLOGIAS COMUNICACIONAIS ALIADAS À EDUCAÇÃO: RELAÇÃO ENTRE DISCURSO E PRÁTICA
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Tecnologias comunicacionais, ensino híbrido, educação à distância
Communication technologies, Hybrid teaching, Distance education

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Nome
1 - Iliane Colpo
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CT
2 - Flaviani Souto Bolzan Medeiros
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
3 - Letícia Mazzoleni Lopes
Faculdade de Direito de Santa Maria - FADISMA - Santa Maria

Reumo

As tecnologias de comunicação são uma realidade em praticamente todos os segmentos sociais, para alguns de forma mais intensa do que para outros, mas não se pode negar sua influência e o impacto que causa no dia a dia de todos. Um dos segmentos que tem forte presença das mídias de comunicação é a educação e muito tem sido estudado sobre novas formas de ensinar e aprender. Em comum neste novo formato de educação é o uso intensivo das tecnologias comunicacionais, a modalidade de ensino híbrido, no modelo de sala de aula invertida é um exemplo de formato de educação que utiliza dos artefatos da tecnologia para as aulas à distância. A questão é, qual a relação entre o discurso dos alunos sobre a utilização das TICs para educação e a utilização na prática destas ferramentas? Assim, o objetivo deste artigo é comparar o discurso dos alunos e a utilização das plataformas e dispositivos na modalidade de ensino híbrido. Metodologicamente, esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa quanto à natureza dos dados sendo do tipo descritiva no que concerne aos objetivos. Os principais resultados indicam que os alunos percebem a importância do ensino híbrido no seu discurso, porém, na prática, ainda se necessita de uma mudança cultural, onde o aluno passa a ser o protagonista do processo de aprendizagem.
Communication technologies are a reality in virtually every social segment, for some more intensely than for others, but their influence and the impact on their daily lives cannot be denied. One of the segments that has a strong presence of communication media is education and has been studied about new ways of teaching and learning. Commonly in this new format of education is the intensive use of communication technologies, the hybrid teaching modality, in the inverted classroom model. of education that uses the technology challenges for distance learning. The question is, what is the relationship between students' discourse on the use of ICTs for education and the practical use of these tools? Thus, the objective of this article is to compare students' discourse and the use of platforms and devices in the hybrid teaching modality. Methodologically, this research characterizes itself as qualitative as to the nature of the data being of the descriptive type regarding the objectives. The main results indicate that students realize the importance of hybrid teaching in their discourse, but in practice there is still a need for cultural change, where the student becomes the protagonist of the learning process.