Resumo

Título do Artigo

NEM TUDO SÃO FLORES: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO SOBRE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE PROPRIETÁRIOS DE FLORICULTURAS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Planejamento estratégico; pequenas empresas; floricultura
Strategic planning; Small business; flower shop

Área

Estratégia

Tema

Gestão Estratégica de Pessoas

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Nome
1 - Jéssica Alves da Motta
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - Santana do Livramento
2 - Aurélia Machado Ribas
Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - SANTANA DO LIVRAMENTO

Reumo

O principal objetivo deste estudo foi analisar a percepção dos proprietários de floriculturas sobre planejamento estratégico no município de Santana do Livramento – RS. Também foram definidos objetivos específicos: a) verificar o entendimento sobre orientação, diagnóstico e direção; b) analisar a existência de definição de estratégia e viabilidade da mesma; c) verificar a orientação para operacionalização de estratégias. Quanto a sua metodologia a pesquisa tem uma abordagem qualitativa, e é descritiva quanto aos objetivos. O método proposto foi o estudo de casos múltiplos. Para a seleção de unidade amostral utilizou-se dois critérios: ser administrador ou proprietário de floricultura e estar em plena atividade profissional. Proprietários de quatro floriculturas aceitaram responder aos questionamentos. A técnica de coleta de dados escolhida foi a entrevista, acompanhada de um roteiro estruturado, que continha vinte e uma perguntas abertas. O roteiro foi construído a partir do modelo de planejamento estratégico de Almeida (2009), e foi aplicado em junho de 2019. Os dados coletados foram tratados por meio da análise do conteúdo e a categorização seguiu as variáveis do modelo de Almeida (2009). Com base nos resultados percebe-se que os respondentes pouco sabem sobre planejamento estratégico, visto que, quando questionados a respeito forneceram respostas dispersas. Verificou-se que as empresas têm problemas quanto à orientação, diagnóstico e direção. A ausência de estratégias bem definidas e cronogramas de verificação implicam na ineficiência de viabilidade e operacionalização de estratégias.
The main objective of this study was to analyze the perception of flower shop owners about strategic planning in the municipality of Santana do Livramento - RS. Specific objectives were also defined: a) to verify the understanding about orientation, diagnosis and direction; b) analyze the existence of strategy definition and its viability; c) verify the orientation for the operationalization of strategies. As for its methodology the research has a qualitative approach, and is descriptive as to the objectives. The proposed method was the multiple case study. For the selection of the sample unit, two criteria were used: being an administrator or owner of a florist and being in full professional activity. Owners of four florists agreed to answer the questions. The data collection technique chosen was the interview, accompanied by a structured script containing twenty-one open-ended questions. The script was built from the strategic planning model of Almeida (2009), and was applied in June 2019. The collected data were treated through content analysis and categorization followed the variables of the model of Almeida (2009). Based on the results, it is clear that the respondents know little about strategic planning, since when asked about it they provided scattered answers. Companies have been found to have problems with orientation, diagnosis and direction. The absence of well-defined strategies and verification schedules implies inefficiency of viability and operationalization of strategies.