Engajamento no trabalho; Varejo Supermercadista; Escala de Engajamento no Trabalho
Engagement at work; Retail Supermarket; Engagement at Work Scale
Área
Estratégia
Tema
Gestão Estratégica de Pessoas
Autores
Nome
1 - MARILIA AMARANTE DUTRA DA SILVA -
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
2 - Sandra Leonara Obregon Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PPGA
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
3 - Dienifer Pauleski Della Justina Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CAMPUS SANTA MARIA
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
4 - Franciane Cougo da Cruz Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Iffarroupilha - Júlio de Castilhos
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
5 - Luis Felipe Dias Lopes Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Admiistrativas
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Reumo
Com as mudanças sociais, o trabalho vem sendo visto como algo prazeroso pelos colaboradores e em razão disso o engajamento no trabalho está cada vez mais em pauta por influenciar no vínculo criado pelos colaboradores com suas atividades, resultando em fatores positivos tanto para o seu trabalho quanto para a organização. Deste modo, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos colaboradores do setor supermercadista em relação ao engajamento no Trabalho. Para tal, realizou-se uma análise descritiva, de abordagem quantitativa por meio de levantamento (Survey), na qual obteve-se uma amostra de 131 respondentes de seis supermercados situados na cidade de Tupanciretã – RS, utilizando-se a Escala de Engajamento no Trabalho (EEGT), a qual é composta pelas dimensões: Vigor (VIG) e Absorção (ABS). Sendo assim, os resultados indicam que os colaboradores supermercadistas apresentam altas médias de Engajamento no Trabalho e esses índices positivos em relação ao vigor e dedicação dos mesmos, demonstra que estão envolvidos e que o trabalho é visto como algo prazeroso, beneficiando o setor supermercadista da cidade pesquisada.
With social changes, work has been seen as a pleasure by employees and, because of this, work engagement is increasingly influenced by influencing the bond created by employees with their activities, resulting in positive factors for both their work and for the organization. Therefore, the present research aims to analyze the perception of the employees of the supermarket sector in relation to the engagement in the Work. To do this, a descriptive analysis was carried out, with a quantitative approach by means of a survey (Survey), in which a sample of 131 respondents from six supermarkets located in the city of Tupanciretã - RS was used, using the Engagement Scale at (EEGT), which is composed by the dimensions: Vigor (VIG) and Absorption (ABS). Thus, the results indicate that the supermarket employees have high averages of Engagement in the Work and these positive indices in relation to the vigor and dedication of the same, demonstrates that they are involved and that the work is seen as something pleasant, benefiting the supermarket sector of the city searched.