Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
2 - Sandra Leonara Obregon Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PPGA
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
3 - Franciane Cougo da Cruz Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Iffarroupilha - Júlio de Castilhos
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
4 - Daniela Fernandes de Freitas Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
5 - Dienifer Pauleski Della Justina Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CAMPUS SANTA MARIA
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Reumo
O suporte organizacional refere-se a características e condições de trabalho que influenciam nas emoções do trabalhador, as quais podem propiciar maior bem-estar, engajamento, qualidade de vida dos indivíduos e consequentemente, maior desenvolvimento da organização. Em razão disso, este estudo tem como objetivo verificar a percepção dos colaboradores com relação ao suporte organizacional disponibilizado pelo comércio de uma cidade do Sul do Brasil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, por meio de uma Survey com 235 respondentes, na qual foi utilizada a EPSO-R. A análise dos dados foi realizada mediante análises descritivas e padronização da escala. Os resultados indicaram que a percepção dos colaboradores em relação ao suporte organizacional é mediana. Sendo assim, sugere-se aos gestores do comércio realizar ações de suporte organizacional, para que a percepção de seus colaboradores aumente ainda mais e consequentemente eleve o comprometimento, desempenho e satisfação no trabalho.
Organizational support refers to the conditions of work and influence in the emotions of the worker, but can also improve the quality, the quality of life of the individuals and, consequently, greater development of the organization. Accordingly, this study aims to verify the employees' perception regarding the organizational support to provide the commerce of a city in the South of Brazil. The research was carried out through a descriptive, quantitative, quantitative questionnaire, through a survey of 235 respondents, in which an EPSO-R was published. Data analysis was performed through descriptive analysis and standardization of the scale. The results indicate that the relation of the clients to the organizational support is medium. Therefore, it is suggested that managers be able to translate into organizational actions, so that their employees feel even more active and, consequently, more committed to performance and job satisfaction.