Inovação, Inovação em serviços, Telecomunicações, Analytic Hierarchy Process, Tomada de decisão.
Innovation, Service Innovation, Telecommunications, Analytic Hierarchy Process, Decision Making.
Área
Inovação
Tema
Temas Emergentes em Inovação
Autores
Nome
1 - ALINE BATTISTI Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PALMEIRA DAS MISSOES
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2 - Michel Barboza Malheiros Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
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3 - Julia Tontini Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
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4 - Vanessa Piovesan Rossato Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões
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5 - Roger da Silva Wegner Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus - Palmeira das Missões
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Reumo
O objetivo desse trabalho consiste em avaliar o grau de importância referente a inovação presente nos serviços prestados em uma empresa que trabalha com tecnologia localizada no noroeste do Rio Grande do Sul. Com isso, este estudo se caracterizou como uma pesquisa descritiva com natureza qualitativa. Para a análise dos resultados foi utilizado o método AHP a fim de priorizar as ações voltadas a inovação em serviço de acordo com a percepção do gestor geral. Diante disso, foi possível identificar que o gestor priorizou os critérios: “Impactos da inovação” e “Vantagens da inovação”. Desta forma, nota-se que empresa direciona seus esforços para os impactos que a inovação vem trazendo no seu contexto empresarial e também as possíveis vantagens que a inovação provoca no mercado altamente competitivo. Diante destes resultados, percebe-se que a empresa em estudo vem desenvolvendo a inovação em suas ações, porém, a mesma apresenta algumas dificuldades em relação à gestão.
The objective of this work is to evaluate the degree of importance regarding the innovation present in the services provided in a company that works with technology located in the northwest of Rio Grande do Sul. Thus, this study was characterized as a descriptive research with qualitative nature. For the analysis of the results, the AHP method was used in order to prioritize actions related to innovation in service according to the perception of the general manager. Given this, it was possible to identify that the manager prioritized the criteria: “Impacts of innovation” and “Advantages of innovation”. Thus, it is noted that the company directs its efforts to the impacts that innovation has been bringing in its business context and also the possible advantages that innovation causes in the highly competitive market. Given these results, it is clear that the company under study has been developing innovation in its actions, however, it has some difficulties in relation to management.