Resumo

Título do Artigo

A EDUCAÇÃO FINANCEIRA E SUA RELAÇÃO COM O COMPORTAMENTO DE CONSUMIDORES
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Palavras Chave

Educação financeira. Comportamento do consumidor. Concessão de crédito. Endividamento.
Financial education. Consumer behavior. Granting credit. Indebtedness.

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores


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Nome
1 - Matheus dos Santos Pires
Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES - Santa Maria
2 - Márcia Bandeira Landerdahl Maggioni
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - PPGA
3 - Gabriel Rossatto Puchale Fernandes
faculdade de ciencias da saude - Santa Maria

Reumo

Na sociedade moderna, a escola é o espaço em que alunos têm contato com saberes científicos, levando-os também a refletir sobre o mundo em que se encontram. Portanto, a escola exerce grande influência ao preparar crianças e adolescentes para as provocações da vida moderna. Dentre um dos principais destaques, está a educação financeira, pelo contexto político, econômico e social em que o país se encontra. A educação financeira na base das escolas torna-se uma estratégia para auxiliar as pessoas a realizarem seus sonhos individuais e coletivos, desenvolvendo competências que permitem consumir, poupar e investir de forma inteligente e consciente. O presente estudo tem como objetivo principal compreender os impactos da presença ou da insuficiência de educação financeira no comportamento dos consumidores. Foram utilizadas diversas bases teóricas e fontes bibliográficas para reforçar as análises dos resultados. Para alcançar esse objetivo, foi realizada uma pesquisa com aplicação de um questionário online com abordagem quantitativa e qualitativa, com 416 respondentes. Com relação a análise dos resultados foi possível identificar o perfil dos consumidores participantes, as influências e impactos do entendimento e conhecimentos sobre educação financeira na postura dos consumidores. Acredita-se que por questões culturais e pela falta de uma ênfase significativa em relação a educação financeira, a população consegue identificar o que deveria ser feito para manter um balanço financeiro pessoal harmonioso, mas devido à carência de informação, às crenças limitantes e à grande facilidade na concessão de crédito sem uma orientação de uso correta, acaba por retornar aos mesmos hábitos de consumo, que as impedem de prosperar financeiramente. Por fim, espera-se que esse estudo seja de grande valia para a sociedade e corpo docente, fornecendo uma melhor compreensão sobre o que é a educação financeira e quais os impactos de sua falta desde a base educacional.
In modern society, the school is the space where students have contact with scientific knowledge, also leading them to reflect on the world in which they find themselves. Therefore, the school has great influence in preparing children and adolescents for the provocations of modern life. One of the main highlights is financial education, due to the political, economic and social context in which the country is located. School-based financial education becomes a strategy to help people realize their individual and collective dreams by developing skills that enable them to consume, save and invest intelligently and consciously. The present study aims to understand the impacts of the presence or insufficiency of financial education on consumer behavior. Several theoretical bases and bibliographic sources were used to reinforce the analysis of the results. To achieve this goal, a survey was conducted using an online questionnaire with quantitative and qualitative approach, with 416 respondents. Regarding the analysis of the results, it was possible to identify the profile of the participating consumers, the influences and impacts of the understanding and knowledge about financial education in the consumers posture. It is believed that due to cultural issues and the lack of significant emphasis on financial education, the population can identify what should be done to maintain a harmonious personal financial statement, but due to lack of information, limiting beliefs and large The ease of lending without proper usage guidance ultimately returns to the same spending habits that prevent them from thriving financially. Finally, this study is expected to be of great value to society and faculty, providing a better understanding of what financial education is and the impacts of its lack from the educational base.