Resumo

Título do Artigo

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL DOM ÉRICO FERRARI: CONHECENDO O PROJETO “HORTA NA ESCOLA”
Abrir Arquivo

Palavras Chave

educação do campo; educação ambiental; interdisciplinaridade; Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Érico Ferrari; Nova Palma/RS.
field education; environmental education; interdisciplinarity; Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Érico Ferrari; Nova Palma/RS.

Área

Sustentabilidade

Tema

Educação e Sustentabilidade

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Nome
1 - Helena Maria Beling
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Naturais e Exatas
2 - Michele Hennig Vestena
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Naturais e Exatas
3 - Josiane Oliveira de Campos
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Centro de Ciências Naturais e Exatas

Reumo

Este trabalho, objetiva apresentar como vem sendo desenvolvido e os resultados parciais do projeto de educação ambiental “horta na escola”, realizado pelos alunos do 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Érico Ferrari, que é uma escola do campo, localizada no município de Nova Palma/RS. A metodologia está baseada em uma abordagem qualitativa. Para obtenção dos dados e das informações, foi realizada pesquisa bibliográfica e documental, questionário enviado para as professoras responsáveis e dois alunos que participam do projeto, posteriormente foi realizado a sistematização e análise das informações obtidas. Entre os resultados obtidos, destaca-se a importância da interdisciplinaridade, onde o projeto trabalha em concomitância com as disciplinas do currículo escolar. Além disso, os alunos demonstram interesse e motivação em participar das atividades, pois há trocas de saberes, uma vez que trabalha com as questões voltadas a realidade de vivência dos educandos, bem como, envolve toda escola e a comunidade. Ademais, salienta-se a relevância do desenvolvimento de projetos como este, que levantam a discussão sobre a educação ambiental, através das práticas e ações pedagógicas, para auxiliar na formação de cidadãos conscientes e críticos frente às questões socioambientais. A escola é o espaço apropriado para desenvolver projetos que contemplem vários aspectos importantes para a vida dos educandos, sendo a escola um espaço para a construção de debates e reflexões.
This paper aims to present how it has been developed and the partial results of the “horta na escola”, environmental education project, carried out by the 9º grade students of Escola Estadual de Ensino Fundamental Dom Érico Ferrari, which is a rural school located in the municipality. from Nova Palma/RS. The methodology is based on a qualitative approach. In order to obtain data and information, a bibliographic and documentary research was carried out, a questionnaire sent to the responsible teachers and two students who participated in the project, was later performed the systematization and analysis of the information obtained. Among the results obtained, the importance of interdisciplinarity is highlighted, where the project works concurrently with the subjects of the school curriculum. In addition, students show interest and motivation in participating in the activities, as there are exchanges of knowledge, as it works with the issues related to the reality of the students' experience, as well as involving the whole school and the community. In addition, the relevance of the development of projects such as this one, which raise the discussion about environmental education, through the pedagogical practices and actions, to assist in the formation of conscious and critical citizens facing the social and environmental issues. The school is the appropriate space to develop projects that contemplate several important aspects for the students' life, being the school a space for the construction of debates and reflections.