Endomarketing. Canais de comunicação. Comunicação formal. Comunicação informal.
Endomarketing. Communication channels. Formal communication. Informal communication.
Área
Estratégia
Tema
Gestão Estratégica de Pessoas
Autores
Nome
1 - Valessa Lemos da Silva Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões
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2 - Vanessa Piovesan Rossato Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões
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3 - Julia Tontini Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
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4 - Michel Barboza Malheiros Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
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5 - Tamires Silva da Silva Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
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Reumo
Com as constantes mudanças e alterações no mercado, para que uma empresa tenha resultados promissores precisa de colaboradores eficazes e qualificados (NASCIMENTO et al., 2018). Nesse sentido, os funcionários precisam estar motivados e uma vez conectados com a empresa, consideram a organização com um espaço de realização profissional (MACIEL et al., 2019). A comunicação interna visa auxiliar nas relações de trabalho no ambiente organizacional, tendo como premissa inicial o conhecimento do valor humano dos colaboradores (SOUZA; SANTOS, 2014). Pode-se notar a importância dessa ferramenta, capaz de melhorar a produtividade, refletindo-se na qualidade de produtos e serviços ofertados aos clientes (GRAZIANO et al., 2016). Diante desse contexto, o objetivo da presente pesquisa é analisar a comunicação interna como estratégia essencial de endomarketing dentro de uma empresa do setor calçadista localizada no noroeste do Rio Grande do Sul. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva de natureza quantitativa, onde aplicou-se um questionário como instrumento de coleta de dados. Os resultados obtidos apresentam contribuições embasadas na análise dos principais canais de comunicação formais e informais utilizados pela empresa a partir da percepção dos respondentes, além de sugestões futuras de pesquisa nesse campo.
With the constant changes and modifications in the market, for a company to have promising results it needs effective and qualified employees (NASCIMENTO et al., 2018). In this sense, employees need to be motivated and once connected with the company, consider the organization with a space for professional fulfillment (MACIEL et al., 2019). Internal communication aims to assist in working relationships in the organizational environment, having as its initial premise the knowledge of the human value of employees (SOUZA; SANTOS, 2014). It can be noted the importance of this tool, capable of improving productivity, reflecting on the quality of products and services offered to customers (GRAZIANO et al., 2016). Given this context, the objective of this research is to analyze internal communication as an essential internal marketing strategy within a footwear company located in the northwest of Rio Grande do Sul. For this, a descriptive quantitative research was conducted, where a questionnaire was applied as a data collection instrument. The obtained results present contributions based on the analysis of the main formal and informal communication channels used by the company from the respondents' perception, as well as future research suggestions in this field.