Resumo

Título do Artigo

Viabilidade Econômica de Estações de Recarga de Veículos Elétricos
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Estações de Recarga. Engenharia Econômica. Veículos Elétricos.
Charging Stations. Economic Engineer. Electric Vehicles.

Área

Inovação

Tema

Temas Emergentes em Inovação

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Nome
1 - Matheus Binotto Francescatto
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa Maria
2 - Cristiano Roos
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CT (Centro de Tecnologia) - DPS (Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas)

Reumo

Com a crescente busca por novas soluções tecnológicas para reduzir as emissões danosas ao meio ambiente, especialmente relacionadas ao setor automobilístico, aparecem em crescimento às vendas de veículos elétricos. Entretanto, é necessário que a infraestrutura de recarga destes veículos também seja desenvolvida. Desta maneira, são necessários estudos e pesquisas na área. Mediante a isto, o objetivo do presente trabalho é realizar uma análise de viabilidade técnica e econômica envolvendo a utilização de diferentes modelos de estações de recargas para veículos elétricos no ambiente da Universidade Federal de Santa Maria. Para cumprir com este objetivo, foram analisados cinco diferentes modelos de estações de recarga organizados conforme sua potência em equipamentos de nível 2. Após, foram definidos 60 cenários envolvendo os modelos selecionados, as bandeiras tarifárias de energia elétrica vigentes e os horários de funcionamento do estacionamento abordado. O método de Engenharia Econômica utilizado foi o Custo Anual Uniforme Equivalente (CAUE) e, em adição, foi realizado a determinação do valor do R$/kWh consumido de cada modelo. O principal resultado obtido foi um CAUE máximo de R$ 184.399,35. Junto a isso, os valores máximo do R$/kWh consumido obtido foram de 1,74 R$/kWh, e o valor mínimo foi de 0,73 R$/kWh. Conclusivamente, verificou-se que o modelo mais viável para o ambiente estudado é o POWERCHARGE P30DPN.
With the increasing search for new technologic solution to reduce the damage to the environment caused by pollution, especially related to the automotive sector, the growth in sales of electric vehicles start appearing. However, it is necessary that the charging infrastructure of this type of automobiles also grow. Meaning that studies and researches are necessary in this area. Therefore, the objective of the present work is to perform a technical and economic feasibility analysis involving the use of different models of charging station for electric vehicles in the environment of the Federal University of Santa Maria. To fulfill this objective, five different models of recharging stations classified according to their power in level 2 equipment were analyzed. After that, 60 scenarios were defined involving the models, the tariffs of electric energy and the hour of operation of the parking lot approached. The Economic Engineering method used was the Equivalent Annual Uniform Cost (EAUC) and, in addition, the R$/kWh consumed value of each model was determined. The main results obtained were, for equipment classified as level 2, a maximum EAUC of R$ 184.399,35.Along with this, the maximum value of R$/kWh consumed obtained were 1,74 R$/kWh, and the minimum value was 0.73 R$/kWh. In conclusion, it was verified that the most viable model for the studied environment is the POWERCHARGE P30DPN.