Resumo

Título do Artigo

GÊNEROS TEXTUAIS DIGITAIS E MÍDIAS SOCIAIS: POSSIBILIDADES DE CONSTRUÇÃO DO CAPITAL SOCIAL
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Capital Social. Gêneros textuais digitais. Mídias Sociais
Social Capital. Digital Textual Genres. Social Media.

Área

Inovação

Tema

Temas Emergentes em Inovação

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Nome
1 - Ana Teresinha Elicker
Universidade Feevale - NOVO HAMBURGO
2 - VIVIANE CRISTINA DE MATTOS BATTISTELLO
Universidade Feevale - NOVO HAMBURGO
3 - José Antonio Ribeiro de Moura
Universidade Feevale - Instituto de Ciências Humanas e Sociais
4 - Carlos Eduardo Poerschke Voltz
Universidade Feevale - Campus II
5 - Rosemari Lorenz Martins
-

Reumo

Os gêneros textuais têm influenciado as práticas de leitura e escrita digitais, impactando na comunicação e trazendo dinamismo à comunicação digital. Nessa perspectiva, esta pesquisa teve como objetivo geral incentivar a produção de textos digitais com uso de celulares. Questiona-se quais as possibilidades de construção de capital social a partir da produção de textos digitais por meio de recursos tecnológicos, no caso o celular pessoal do aluno. O presente artigo visa apresentar um relato de experiência de uma prática pedagógica desenvolvida em uma turma do nono ano do Ensino Fundamental, envolvendo a produção de textos multimodais, a partir do uso das mídias sociais possibilitando a construção do capital social. Os pressupostos teóricos afirmam que as redes sociais dinamizam as relações interpessoais, democratizando os mais diversos espaços, entre eles, o da educação, por ser um ambiente que pode promover a construção do capital social pelo uso das redes sociais, ademais, a educação enquanto práxis social busca a formação de cidadãos. Nesse contexto, os resultados apontam que, à medida que os alunos se apropriaram dos diversos usos de gêneros digitais, através das mídias sociais, construíram capital social. Conclui-se que essa experiência de prática pedagógica privilegia as interações multimidiáticas e multimodais, desenvolvendo de forma crítica e significativa a produção de conhecimentos.
Textual genres have influenced digital reading and writing practices, impacting communication and bringing dynamism to digital communication. In this perspective, this research had as general objective to encourage the production of digital texts using mobile phones. We question the possibilities of building social capital from the production of digital texts through technological resources, in this case the student's personal cell phone. This article aims to present an experience report of a pedagogical practice developed in a class of the ninth grade of elementary school, involving the production of multimodal texts, from the use of social media enabling the construction of capital Social. The theoretical assumptions affirm that social networks streamline interpersonal relationships, democratizing the most diverse spaces, among them, that of education, because it is an environment that can promote the construction of social capital through the use of social networks, besides, Education as social Praxis seeks the formation of citizens. In this context, the results indicate that, as students appropriated the various uses of digital genres, through social media, they built social capital. It is concluded that this experience of pedagogical practice favors multimodal and multi-modal interactions, developing in a critical and meaningful way the production of knowledge.