Dinheiro; Jovens; Finanças Comportamentais; Administração; Psicologia.
the perspective of young people study in Santa Maria.
Área
Estratégia
Tema
Gestão Estratégica de Pessoas
Autores
Nome
1 - Juciéle Fátima Coradini Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Adminstração
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2 - Claudia Lunardi Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa maria
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3 - Jonathan Saidelles Corrêa Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
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4 - VANDERLEIA MACHADO Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Ciências Sociais e Humanas
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Reumo
A conversibilidade que o dinheiro possibilita, torna-o um objeto universal, presente em todos os momentos da vida econômica cotidiana, representando parte significativa da vida social (MOREIRA, 2000). Assim, neste trabalho, busca-se entender o comportamento financeiro dos jovens que se mudaram para estudar em Santa Maria, RS. O estudo se caracteriza como uma pesquisa descritiva e quantitativa, tendo como amostra a população de jovens naturais de cidades distintas de Santa Maria que frequentam cursos de graduação, utilizando questionários baseados na Escala de Significado do dinheiro, de Schwartz (1992) e adaptada por Moreira (2000). Foram obtidos 500 questionários sendo utilizada a Análise Fatorial e a Modelagem de Equações Estruturais na análise dos resultados. Os resultados estão relacionados aos 10 fatores da escala: conflito, poder positivo, progresso, prazer, cultura, poder negativo, desapego, sofrimento, generosidade e estabilidade. A maior média foi apresentada pelo fator ‘estabilidade’ (3,84), enquanto a menor média foi relacionada ao fator ‘sofrimento’ (2,68).
The convertibility that money makes possible, makes it a universal object, present in all moments of daily economic life and that this constitutes a significant part of social life (MOREIRA, 2000). Thus, in this work, we seek to understand the financial behavior of the young people who move to Santa Maria, RS. The study is characterized as a descriptive and quantitative research, having as a sample the population of natural young people from other cities that attend undergraduate courses, using questionnaires based on the Schwartz Money Scale (1992) adapted by Moreira (2000). Five hundred questionnaires were obtained, using Factorial Analysis and Structural Equations modeling. The results showed 10 factors: conflict, positive power, progress, pleasure, culture, negative power, detachment, suffering, generosity and stability. The highest mean was presented by the 'stability' factor with 3.84 while the lowest mean was related to the suffering factor 2,68