Engajamento no trabalho, Mercados; Farmácias.
Engagement at work, Markets; Pharmacies
Área
Estratégia
Tema
Gestão Estratégica de Pessoas
Autores
Nome
1 - Juciéle Fátima Coradini Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Adminstração
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
2 - Nairana Soares Ecker Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Santa maria
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
3 - Adriane Fabricio Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ - Ijuí
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
4 - VANDERLEIA MACHADO Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Ciências Sociais e Humanas
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
5 - Letícia Moraes Silveira Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CCSH
Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Reumo
Este estudo teve como objetivo identificar o engajamento dos trabalhadores de farmácias e mercados de um município da Região Noroeste do Estado do RS, levando em consideração as três dimensões: vigor, dedicação e absorção. A amostra foi de 46 funcionários de duas farmácias e cinco supermercados a partir da aplicação da UWES-17 (Utrecht Work Engagement Scale) elaborado por Schaufeli e Bakker (2003) com 17 afirmativas, ainda foram incluídas questões sócio demográficas. O estudo permitiu identificar a diferença entre a percepção dos trabalhadores dos dois ramos. Os trabalhadores de mercados, demonstraram empenho em fazer o melhor pela empresa no que diz respeito aos aspectos relacionados ao engajamento. Já os trabalhadores de farmácias, relacionaram o engajamento, com o comprometimento, a motivação, a satisfação no trabalho e a questão do trabalho em equipe. De modo geral, o maior nível de engajamento esta naqueles que trabalham em mercados.
: This study aimed to identify the engagement of pharmacy and market workers in a municipality in the Northwest region of RS, taking into account the three dimensions: vigor, dedication and absorption. The sample consisted of 46 employees from two pharmacies and five supermarkets from the application of UWES-17 (Utrecht Work Engagement Scale) elaborated by Schaufeli and Bakker (2003) with 17 affirmatives, including socio-demographic questions. The study allowed to identify the difference between the perception of the workers of both branches. Market workers have shown a commitment to do the best for the company with regard to engagement aspects. Pharmacy workers, on the other hand, related engagement with commitment, motivation, job satisfaction and the issue of teamwork. Overall, the highest level of engagement is with those who work in markets.