Análise Comparativa. Comportamento de compra online. Comportamento de compra tradicional.
Comparative Analysis. Online shopping behavior. Traditional buying behavior.
Área
Estratégia
Tema
Gestão Estratégica de Marketing
Autores
Nome
1 - Tainá Couto do Nascimento Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões
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2 - Vitória Benedetti de Toledo Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Palmeira das Missões
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3 - Claudio Eduardo Ramos Camfield Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Palmeira das Missões
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4 - Roger da Silva Wegner Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus - Palmeira das Missões
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Reumo
Tendo uma crescente visibilidade sobre o avanço da tecnologia e a mudança do comportamento de compra dos indivíduos com o passar do tempo, a presente pesquisa tem como objetivo analisar o comportamento de compra entre os meios tradicional e online dos acadêmicos dos cursos de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), situados no campus de Palmeira das Missões, além de, comparar os resultados com uma pesquisa de conteúdo de igual teor realizada com os alunos do curso de Administração do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerias (CEFET-MG). Para isto se fez necessário a aplicação de 178 questionários divididos em afirmativas de compras tradicional, pela internet e consumo geral para assim ser realizada uma análise descritiva e posteriormente para utilização em métodos estatísticos como frequências e o teste de “hipóteses T”. Os resultados apresentados indicaram que os alunos mesmos residindo em diferentes lugares do país, com culturas distintas e sobrepostos ao avanço tecnológico possuem comportamento de compra semelhantes, preferindo as compras tradicionais do que as compras pela internet e consequentemente não apresentando características de consumidores consumistas.
Having a growing visibility on the advancement of technology and the changing buying behavior of individuals over time, this research aims to analyze the buying behavior between the traditional and online means of academics of Business Administration at the Federal University of Santa Maria (UFSM), located on the Palmeira das Missões campus, in addition to comparing the results with a similar content survey conducted with the students of the Administration course of the Federal Center for Technological Education of Minas Gerias (CEFET-MG). ). For this, it was necessary to apply 178 questionnaires divided into traditional shopping, internet and general consumption affirmatives to perform a descriptive analysis and later for use in statistical methods such as frequencies and the “T hypothesis” test. The results showed that the same students living in different parts of the country, with different cultures and overlapping technological progress have similar buying behavior, preferring traditional purchases over internet purchases and consequently not presenting characteristics of consumer consumers.