Resumo

Título do Artigo

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA E O DESEMPENHO DE MERCADO DE EMPRESAS BRASILEIRAS
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Responsabilidade Social Corporativa; Desempenho de mercado; Empresas brasileiras.
Corporate Social Responsibility; Market Performance; Brazilian Companies.

Área

Contabilidade

Tema

Contabilidade Ambiental e Relatórios Sociais

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Nome
1 - Larissa Degenhart
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Contábeis
2 - Mikaéli da Silva Giordani
Universidade Regional de Blumenau - FURB - Campus I
3 - Ismael Alan Halberstadt
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Campus Camobi
4 - Cristiano Sausen Soares
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Contábeis
5 - Vinícius Costa da Silva Zonatto
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Contábeis

Reumo

Esta pesquisa teve por objetivo analisar a relação entre a Responsabilidade Social Corporativa e o desempenho de mercado de empresas brasileiras. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, documental e com abordagem quantitativa dos dados, a partir da utilização da regressão de dados em painel. O período de análise abrangeu os anos de 2010 a 2018. A amostra do estudo compreendeu 41 empresas que divulgaram informações sobre Responsabilidade Social Corporativa (RSC) no Balanço Social (IBASE) ou no relatório GRI. Considerou-se nesta pesquisa a RSC interna, externa e ambiental e cinco medidas de desempenho de mercado. Os resultados do estudo revelaram que os investimentos em RSC externa e o fato das empresas estarem listadas no índice ISE aumentam o seu valor de mercado (Q de Tobin). Conclui-se que as informações de RSC das empresas brasileiras voltadas aos investimentos realizados para a sociedade na educação, saúde, cultura, esporte, lazer, entre outros, auxiliam para com o aumento do desempenho de mercado, mais precisamente o valor de mercado destas empresas. Denota-se que estas informações são percebidas pelos investidores como relevantes em seu processo de tomada de decisão, visto que as empresas que possuem ações de RSC apresentam reflexos positivos em seu valor, bem como, eficiência operacional e capacidade de gerar desempenho financeiro. Os resultados encontrados reforçam a importância das empresas investirem em RSC e divulgarem estas informações para a sociedade por meio de relatórios, o que pode melhorar o seu valor de mercado, além de beneficiar a sociedade com práticas que visam o bem-estar social.
This research aimed to analyze the relationship between Corporate Social Responsibility and market performance of Brazilian companies. To this end, a descriptive, documentary and quantitative approach to the data was conducted using panel data regression. The analysis period covered the years 2010 to 2018. The study sample comprised 41 companies that disclosed information on Corporate Social Responsibility (CSR) in the Social Report (IBASE) or in the GRI report. This research considered internal, external and environmental CSR and five measures of market performance. The study results revealed that investments in external CSR and the fact that companies are listed on the ISE index increase their market value (Tobin's Q). It is concluded that the CSR information of Brazilian companies focused on investments made to society in education, health, culture, sports, leisure, among others, helps to increase market performance, more precisely the market value of these companies. It is noted that this information is perceived by investors as relevant in their decision-making process, since companies with CSR shares have positive reflections on their value, as well as operational efficiency and ability to generate financial performance. The findings reinforce the importance of companies investing in CSR and disseminating this information to society through reports, which can improve their market value, as well as benefit society with practices aimed at social welfare.