Resumo

Título do Artigo

COMPREENSIBILIDADE PARA ASSUNTOS DE CA E RSC: UM ESTUDO JUNTO A DISCENTES DE CONTABILIDADE
Abrir Arquivo

Palavras Chave

Técnica Cloze; Ciências Contábeis; Socioambiental
Cloze technique; Accounting sciences; Socioenvironmental

Área

Contabilidade

Tema

Contabilidade Ambiental e Relatórios Sociais

Autores


Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388

Warning: Undefined array key "adm" in /home/storage/6/83/3f/ecoinovar/public_html/8ecoinovar/trabalho.php on line 1388
Nome
1 - Letícia Rigon
-
2 - Francisco José Simonetti
-
3 - THAYANE SCREMIN ANVERSA
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS
4 - Vinícius Costa da Silva Zonatto
Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Departamento de Ciências Contábeis

Reumo

A disseminação do conhecimento contábil ambiental e social é fundamental na preparação de profissionais com competência para exercê-la no mercado de trabalho. Registra-se que os responsáveis pela promoção do conhecimento contábil são as Instituições de Ensino Superior que devem capacitar seus acadêmicos para a compreensão de assuntos desta natureza. Nesse contexto, este artigo objetivou avaliar o grau de compreensão para leitura em contabilidade ambiental e responsabilidade social dos discentes do curso de Ciências Contábeis da UFSM, através da técnica cloze. O estudo avaliou também a compreensão dos discentes ao longo dos semestres, a partir da oferta da disciplina de socioambiental. A metodologia utilizada envolveu uma pesquisa descritiva com abordagem quantitativa, cujo procedimento técnico consistiu no levantamento, via questionário com perguntas fechadas (perfil) e abertas, o qual foi elaborado tendo como base a técnica cloze. Este foi aplicada junto a 60 estudantes, que já cursaram a disciplina de Contabilidade Socioambiental (alunos do 6º ao 9º período) em dezembro de 2018. Os dados foram analisados através da estatística descritiva. Os resultados evidenciaram que os discentes de contabilidade da UFSM apresentam baixo grau de compreensibilidade para assuntos de Contabilidade ambiental e Responsabilidade Social. Em particular, assuntos relacionados a Responsabilidade Social apresentaram maiores médias gerais de compreensibilidade do que os de Contabilidade Ambiental. Na análise por período, o 9º semestre apresentou grau de compreensibilidade suficiente em relação ao tema de RSC, demostrando a bagagem de conhecimento ao longo do curso para este tema. O estudo contribui para avaliação na formação dos futuros profissionais em relação a questões socioambientais, pelas instituições de ensino superior.
The dissemination of environmental and social accounting knowledge is fundamental in the preparation of professionals with competence to exercise it in the labor market. It is noted that those responsible for the promotion of accounting knowledge are the Higher Education Institutions that should enable their academics to understand issues of this nature. In this context, this article aimed to evaluate the degree of comprehension for reading in environmental accounting and social responsibility of students of the Accounting Science course at UFSM, through the cloze technique. The study also evaluated the understanding of students throughout the semesters, from the offer of socio-environmental discipline. The methodology used involved a descriptive research with quantitative approach, whose technical procedure consisted of the survey, through a questionnaire with closed (profile) and open questions, which was elaborated based on the cloze technique. This was applied to 60 students, who already attended the Socio-Environmental Accounting discipline (students from 6th to 9th period) in December 2018. Data were analyzed using descriptive statistics. The results showed that the accounting students of UFSM have low comprehensibility for environmental accounting and social responsibility. In particular, issues related to Social Responsibility had higher overall understandability averages than Environmental Accounting. In the analysis by period, the 9th semester presented a sufficient degree of comprehensibility regarding the CSR theme, demonstrating the knowledge baggage during the course for this theme. The study contributes to the evaluation of future professionals in relation to social and environmental issues, by higher education institutions.